Viver

Entremuralhas e Extramuralhas. Como o “surpreendente” caso de Leiria valeu um doutoramento em Coimbra

27 nov 2025 10:00

Primeiro, desconfiança. Depois, inclusão. Pelo meio, censura. O investigador Manuel Soares conclui que os eventos da Fade In ajudaram a integrar a cultura gótica, que é hoje um cartão de visita da cidade

entremuralhas-e-extramuralhas-como-o-surpreendente-caso-de-leiria-valeu-um-doutoramento-em-coimbra
Realizado pela primeira vez em 2010, o festival chega no próximo ano à edição número 15
Ricardo Graça

A primeira tese de doutoramento acerca da subcultura gótica defendida numa universidade portuguesa – e a primeira que estuda os festivais Entremuralhas e Extramuralhas – analisa o “surpreendente” caso em que, segundo o autor, Manuel Pereira Soares, “o gótico já faz parte da marca, da imagem e da identidade” do território: Leiria.

Manuel Soares quis “perceber como é que uma cultura de nicho que começou muito timidamente, e com muitas dificuldades, a organizar algumas coisas, depois se torna o principal cartão de visita” da cidade, capaz de atrair público de norte a sul do país e também do estrangeiro. Conclusão: as pessoas certas no lugar certo à hora certa.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ