Sociedade
Escolas de Porto de Mós desenvolvem agricultura sustentável
Município entrega plantas e kits de alfaias às escolas no âmbito da iniciativa “Vamos pôr mãos à terra”

Pôr as mãos na terra é o desafio colocado a alunos, professores e auxiliares das escolas do concelho de Porto de Mós no âmbito do projecto pedagógico do município para o presente ano lectivo sobre agricultura sustentável, com a criação de canteiros nas escolas.
O projecto teve, esta quinta-feira, desenvolvimento, com o início da distribuição de plantas e de kits de alfaias aos 22 estabelecimentos de ensino aderentes, desde o pré-escolar ao secundário, incluindo também a Universidade Sénior de Porto de Mós.
Alfaces, alfazema, morangueiros e amores-perfeitos são algumas das plantas que vão enriquecer os canteiros, mas, segundo a vereadora da Educação, Telma Cruz, o objectivo é ir adaptando as espécies à época do ano. “Daqui a algum tempo, também serão plantadas ervilhas, tomateiros e milho para pipoca, por exemplo”, refere a autarca, adiantando que os produtos serão depois consumidos nas escolas.
“Com este projecto pretendemos sensibilizar a comunidade para a importância da agricultura sustentável e através dos mais pequenos transmitir o conhecimento sobre a origem dos produtos que consomem, bem como o acompanhamento da plantação até à colheita”, acrescenta o presidente da câmara, Jorge Vala.
Segundo Telma Cruz, o tema da agricultura sustentável, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, está presente em várias actividades desenvolvidas ao longo do ano lectivo. Por exemplo, o desfile de Carnaval das escolas e o concurso concelhio de leitura irá focar-se nesta temática.