Economia

Especialistas vão à Ilha debater as “Comunidades de Energia no Mundo Rural”

17 mai 2023 15:51

Encontro destinado aos cidadãos e a outros agentes que pretendam replicar o modelo de comunidade energética colocado em prática na Ilha

especialistas-vao-a-ilha-debater-as-comunidades-de-energia-no-mundo-rural
Comunidade energética da Ilha vai utilizar painéis solares instalados no telhado de uma empresa
Fotografia: Nuno Marques@unsplash
Jacinto Silva Duro

O Salão Paroquial da Ilha, na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, no concelho de Pombal, será palco, no próximo domingo, dia 21 de Maio, a partir das 18 horas de uma sessão sobre comunidades energéticas.

Intitulado Comunidades de Energia no Mundo Rural, este encontro é destinado aos cidadãos da área abrangida pela Comunidade Energética da Ilha, representantes das empresas que já são ou que pretendem ser aderentes e produtores de energia e associações locais regionais, que pretendam replicar o modelo colocado em prática na Ilha.

O painel de oradores convidados contará com André Mota, engenheiro na área de Energia do Ambiente e co-fundador da Comunidade Energética da Ilha, Ricardo Meireles, presidente do conselho de administração da Rewatt, Pedro Marques, docente no Politécnico de Leiria, e Manuel Casquiço, director nacional para a Indústria e Transição Energética.

A Comunidade Energética da Ilha prevê, até ao final do ano de 2023, a adesão de cerca de 200 instituições e agregados familiares, na localidade da Ilha e aldeias limítrofes.

Encontra-se, neste momento, em processo licenciamento junto da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) contando já com mais de 30 aderentes.

A organização da conferência é da responsabilidade desta comunidade, em parceria com a União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, com a TIPA - Trust Invest Portuguese Agency, com a Rewatt, com o JORNAL DE LEIRIA e com a 94 FM, de Leiria. 

Cartaz da Conferência