Economia
Especialistas vão à Ilha debater as “Comunidades de Energia no Mundo Rural”
Encontro destinado aos cidadãos e a outros agentes que pretendam replicar o modelo de comunidade energética colocado em prática na Ilha

O Salão Paroquial da Ilha, na União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, no concelho de Pombal, será palco, no próximo domingo, dia 21 de Maio, a partir das 18 horas de uma sessão sobre comunidades energéticas.
Intitulado Comunidades de Energia no Mundo Rural, este encontro é destinado aos cidadãos da área abrangida pela Comunidade Energética da Ilha, representantes das empresas que já são ou que pretendem ser aderentes e produtores de energia e associações locais regionais, que pretendam replicar o modelo colocado em prática na Ilha.
O painel de oradores convidados contará com André Mota, engenheiro na área de Energia do Ambiente e co-fundador da Comunidade Energética da Ilha, Ricardo Meireles, presidente do conselho de administração da Rewatt, Pedro Marques, docente no Politécnico de Leiria, e Manuel Casquiço, director nacional para a Indústria e Transição Energética.
A Comunidade Energética da Ilha prevê, até ao final do ano de 2023, a adesão de cerca de 200 instituições e agregados familiares, na localidade da Ilha e aldeias limítrofes.
Encontra-se, neste momento, em processo licenciamento junto da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) contando já com mais de 30 aderentes.
A organização da conferência é da responsabilidade desta comunidade, em parceria com a União de Freguesias da Guia, Ilha e Mata Mourisca, com a TIPA - Trust Invest Portuguese Agency, com a Rewatt, com o JORNAL DE LEIRIA e com a 94 FM, de Leiria.