Missão Ucrânia

Estas imagens chegam da Ucrânia e mostram a distribuição de donativos em Vynohradiv, destino da primeira ajuda de Leiria

24 mar 2022 14:00

Os bens oriundos de Leiria foram recebidos por uma associação juvenil em Vynohradiv, de onde seguiram para várias regiões na Ucrânia, incluindo, por comboio, para Kharkiv, cidade muito castigada pela ofensiva russa

estas-imagens-chegam-da-ucrania-e-mostram-a-distribuicao-de-donativos-em-vynohradiv-destino-da-primeira-ajuda-de-leiria
Voluntários na Ucrânia envolvidos na distruição de donativos a partir do centro logístico de Vynohradiv
DR

O primeiro camião enviado de Leiria com ajuda humanitária saiu do Estádio Municipal Magalhães Pessoa no dia 3 de Março, uma quinta-feira, e chegou ao destino na segunda-feira seguinte, carregado com 32 caixas de artigos de higiene, 394 de roupa térmica, 138 de bens alimentares, 47 de artigos de saúde e 17 de acessórios.

Doações de empresas e particulares para a campanha SOS Ucrânia, uma iniciativa do município de Leiria e da comunidade ucraniana residente no concelho.

Pelas seis da manhã de 7 de Março, o camião descarregou em Tiszabecs, uma vila na Hungria encostada à fronteira, momento acompanhado, localmente, pelo JORNAL DE LEIRIA.

Voluntários ucranianos recolheram os donativos em carrinhas e transportaram-nos para a entidade sinalizada junto do município de Leiria pela comunidade ucraniana de Leiria: o Movimento Juvenil de Vynogradivsctyna, com endereço em Vynohradiv, cidade na Ucrânia, a 20 quilómetros de Tiszabecs.

As imagens que agora chegam da Ucrânia, cedidas ao JORNAL DE LEIRIA por algumas das pessoas que participaram na operação, mostram bens a serem distribuídos, já no interior da Ucrânia - bens oriundos de vários países, de várias proveniências, incluindo de Leiria.

Uma parte da ajuda huminatária seguiu por comboio desde Vynohradiv, com destino a Kharkiv, onde já chegou.

A transformação de Vynohradiv em centro logístico é o motivo de um artigo publicado, entretanto, no Wall Street Journal, onde, na imagem em baixo, à esquerda, surgem os deputados ucranianos Roksolana Pidlasa e Andrii Zhupanyn, que têm acompanhado e dinamizado o processo.

Bens com destino a Kharkiv. Na imagem à esquerda, os deputado ucranianos Roksolana Pidlasa e Andrii Zhupanyn, que acompanham a operação de ajuda humanitária em Vynohradiv 

Depois de recebidos pela associação de Vynogradivsctyna, os donativos de Leiria seguiram para diferentes zonas na Ucrânia, a fim de beneficiarem instituições, a população civil e também os militares ucranianos.

Fraldas e artigos de primeira necessidade, que os voluntários na Ucrânia encaminham para onde são necessários

Desde o início da campanha SOS Ucrânia, com a colaboração do município de Leiria, foi recolhida, triada e preparada ajuda humanitária suficiente para seis camiões. Essencialmente, medicamentos, produtos de higiene, roupa e acessórios.

Para a Ucrânia, Polónia e Hungria já seguiu o equivalente a dois camiões. No Estádio Municipal Magalhães Pessoa continuavam no início da semana disponíveis 142 paletes, com donativos a distribuir em função das necessidades, localmente ou no estrangeiro. E ainda 556 quilos de vestuário e calçado danificado ou desadequado, cujo valor, a angariar em reciclagem, será depositado na conta da Cáritas Portuguesa criada para apoiar a Ucrânia, explica o vereador Luís Lopes, em resposta por escrito.

O envio de mantimentos para a Ucrânia tem sido articulado desde o início com a comunidade ucraniana em Leiria e com as entidades nacionais e internacionais envolvidas em ações humanitárias”, assegura. “As entidades que estão a receber ajuda humanitária através do nosso município são a Cruz Vermelha Internacional e outras entidades presentes em campos de refugiados e associações de voluntários ucranianos que têm assegurado a distribuição de mantimentos dentro da Ucrânia”.

Na Marinha Grande, segundo a autarquia, o grupo de cidadãos ucranianos residentes no concelho tem coordenado a angariação de bens e já foi possível enviar para a Ucrânia, e para campos de refugiados na Polónia, um autocarro e dois camiões com alimentos, medicamentos, artigos de higiene, vestuário e fraldas, entre outros.

Da Batalha, também segundo a autarquia, logo no início do conflito saíram dois camiões para a Ucrânia (Rivne). Seguiram-se outros quatro camiões: um para a fronteira entre a Ucrânia e a Hungria, os restantes para a fronteira da Polónia. Foram também expedidas 10 carrinhas, com bens de primeira necessidade, incluindo alimentos e medicamentos, entregues na fronteira entre a Polónia e a Ucrânia.

Em Alcobaça, a operação é coordenada com o município de Belchatów, na Polónia, que distribui localmente pelos refugiados. Já seguiram dois camiões.

Na Nazaré, até ao início da manhã de segunda-feira, 21 de Março, tinham sido recolhidas e entregues, com a colaboração do município e de outros parceiros da rede social, seis toneladas de ajuda humanitária para organizações não governamentais.

De Caldas da Rainha, saíram três camiões até sexta-feira, 18 de Março, numa operação em que a autarquia está articulada com o município de Lądek-Zdrój, na Polónia.

Entretanto, um grupo de particulares e empresas no concelho de Porto de Mós conseguiu, nas últimas semanas, enviar medicamentos e material médico avaliado em mais de 100 mil euros para hospitais na Ucrânia, através da Cáritas Internacional.