Sociedade

Estudo avalia impactos da programação em alunos de Fátima

13 dez 2016 00:00

O estudo está a ser desenvolvido pelo Externado de São Domingos - Centro de Estudo de Fátima, com apoio da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.

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Maria Anabela Silva

Perceber os impactos da linguagem da programação e da robótica no desenvolvimento de competências, nomeadamente, na aprendizagem do inglês é um dos objectivos de um estudo que está a ser feito pelo Externato de São Domingos - Centro de Estudos de Fátima (CEF), em parceria com a Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC).

A investigação envolve duas turmas, uma do externato outra do Centro Escolar Beato Nuno (Fátima), e começou no último ano lectivo, prolongando-se por mais dois anos. Sandra Costa, docente do CEF, adianta que se pretende fazer a comparação entre dois grupos de alunos que já tinham tido inglês como AEC (Actividade de Enriquecimento Curricular) e que, por isso, “estariam ao mesmo nível”, sendo que uma das turmas tem aulas de programação e a outra não.

“Queremos medir o impacto que este tipo de linguagem [programação] tem na aprendizagem do inglês, mas também na aquisição de outras competências, ao nível, por exemplo, da resolução de problemas, do desenvolvimento do cálculo mental e da capacidade de enfrentar obstáculos”, explica a docente.

Frisando que ainda é prematuro tirar conclusões, a professora revela, no entanto, que, no final do último ano lectivo, já foram percepcionadas “ligeiras diferenças” em termos de “motivação e aquisição linguística”.

“O que está em causa neste estudo é ver se vale a pena apostarmos na programação”, afirmou a docente, no âmbito da Hour of Code, uma iniciativa mundial pretende “celebrar a ciência da computação” e à qual várias escolas da região.

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