Abertura
Falta de condições faz disparar pedidos de escusa de responsabilidade
Médicos e enfermeiros estão a recorrer cada vez mais aos pedidos de declarações de isenção de responsabilidade por falta de condições de trabalho no atendimento aos doentes. Situação em Leiria considerada "grave"

Milhares de declarações de profissionais do distrito de Leiria já chegaram à Ordem dos Médicos e à Ordem dos Enfermeiros com pedidos de isenção de responsabilidade, justificados pela falta de segurança com que trabalham diariamente nas suas unidades de saúde.
Médicos e enfermeiros reclamam, sobretudo, a falta de recursos humanos, o que os obriga a trabalhar quase sem descanso e que os coloca em risco de “cometer erros” quando atendem os pacientes.
“Continuamos a trabalhar de forma responsável e o mais profissional possível. Cumprimos o que temos de fazer, mas temos de denunciar as condições que enfrentamos todos os dias. Há um défice muito grande de profissionais, o que se reflecte na qualidade da nossa prestação de cuidados e o risco de erro também aumenta, até porque estamos exaustos”, afirma Ivo Gomes, representante do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.
O profissional de saúde recorda que há dois anos que os enfermeiros “não têm descanso”, quer nos centros de saúde, quer nos hospitais.
“Pressionámos o Ministério da Saúde para permitir que os Agrupamentos de Centros de Saúde tenham autonomia para poder contratar e depois só terão de informar o Governo. Exigimos o mesmo aos hospitais. É importante que o Governo e o Ministério da Saúde tenham resiliência e cumpram os compromissos que assumiram no Orçamento do Estado de 2018 e agora no último”, salienta Ivo Gomes, que considera também “um desgaste” na carreira destes profissionais “toda a luta” que mantêm com a tutela.
Os números
1.277
50
Uma enfermeira do hospital de Santo André em Leiria, no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), confirma a “exaustão” e a falta de recursos humanos para prestarem um serviço de qualida
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.