Sociedade

Fátima recebeu peregrinos de mais de 80 países em 2016

17 fev 2017 00:00

No último ano, a Índia entrou para o 'top 10' dos países com maior número de visitantes.

fatima-recebeu-peregrinos-de-mais-de-80-paises-em-2016-5929

Fátima é o santuário mariano “mais universal”, recebendo peregrinos de “todo o mundo, como nenhum outro”. É desta forma que D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima, interpreta a enorme diversidade de países de origem dos peregrinos que visitam a Cova da Iria.

De acordo com as estatística mais recentes, divulgadas na semana passada, no último ano o Santuário recebeu 2.710 grupos de estrangeiros provenientes de mais de 80 países, que totalizaram 124.459 peregrinos.

À semelhança de anos anteriores, Espanha e Itália continuam a ser os países de origem do maior número de estrangeiros que visitam Fátima, seguido- se a Polónia, EUA e Brasil. No último ano, a novidade foi a entrada da Índia no “top 10”, fixando-se na 9.ª posição (à frente da França), com registo de 64 grupos que trouxeram 2.754 pessoas ao Santuário.

“O País tem em Fátima uma referência que o faz reconhecido em tudo o mundo. Nos cantos mais longínquos de África ou da Ásia, de Portugal só chega Fátima. Nem mesmo o Cristiano Ronaldo”, frisa D. António Marto, para quem “Fátima não é só de Portugal”, mas “de todo o mundo”.

As estatísticas do Santuário revelam, no entanto, que no ano passado houve uma ligeira quebra quer no número de grupos (menos 89) quer no de peregrinos (menos 1370) estrangeiros, comparando com 2015.

Essa diminuição foi, contudo, compensada com o aumento de portugueses que marcaram presença na Cova da Iria.

Em resultado disso, em 2016, cerca de 5,3 milhões de pessoas participaram nas 9.890 celebrações realizadas no Santuário, entre missas, procissões e recitações do terço.

Em ano de Centenário das Aparições a expectativa é que aqueles números sejam ultrapassados, sendo que, em Janeiro último, quase que duplicou o número de peregrinos inscritos nas diversas celebrações do Santuário, passando de 5702, registado no período homólogo de 2016, para 10.959, em 2017.

“Estes números permitem-nos esperar boas notícias no final de 2017”, disse a directora de comunicação do Santuário, Carmo Rodeia, durante a apresentação das estatísticas. Na ocasião, aquela responsável realçou ainda o aumento de peregrinações organizadas nos meses de Abril e Setembro.

"As pessoas fogem cada vez mais de Maio e de Outubro", notou, sublinhando que esta alteração se faz sentir sobretudo entre os peregrinos portugueses, que “vêem quando podem e não apenas para comemorar uma efeméride”. Os estrangeiros continuam a preferir as “datas mais emblemáticas”: Maio e Outubro.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.