Sociedade

Filho de emigrantes de Alvaiázere é director de operações no memorial do 11 de Setembro

11 set 2021 12:00

Renato Baptista coordena equipa responsável pela manutenção e limpeza do espaço.

filho-de-emigrantes-de-alvaiazere-e-director-de-operacoes-no-memorial-do-11-de-setembro
Entre os 7 e os 11 anos, Renato Baptista viveu em Alvaiázere, terra natal dos pais
Henrique Mano
Maria Anabela Silva

Assinalam-se, este sábado, 20 anos sobre o ataque terrorista do 11 de Setembro, o atentado da Al-Qaeda contra o World Trade Center e o Pentágono que gerou ondas de choque e colocou o combate ao terrorismo no topo das preocupações dos EUA.

“Foi o dia em que tudo mudou”, resume Renato Baptista, filho de emigrantes de Alvaiázere que é director de operações, manutenção e instalações do 9/11 Memorial&Museum, erigido na baixa de Manhattan, abrangendo toda a área ocupada anteriormente pelas Torres Gémeas.

No dia do atentado, Renato Baptista estava no escritório da empresa de contabilidade onde trabalhava, em Westchester. Foi por uma colega que recebeu a notícia de que um avião tinha embatido nas torres.

“Ainda pensei que tivesse sido uma avioneta. Às vezes, há incidentes desses. Mas quando soube do segundo avião tive a noção de que algo de grave se passava”, recorda, contando que, a partir desse momento, tentou contactar, sem sucesso, um amigo que trabalhava no World Trade Center.

Só muitas horas depois soube que ele tinha conseguido sair do edifício, “dez a 15 minutos” antes de o prédio desabar.

Nesse dia, Renato Baptista estava ainda longe de imaginar que aquele sítio, associado para sempre a acontecimentos que viriam a mudar o Mundo, se tornaria o seu local de trabalho depois da transformação do espa&cced

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ