Economia

Gastronomia coreana vale à Escola de Hotelaria de Fátima nomeação para prémio

26 ago 2023 10:00

Estabelecimento é finalista dos “Hospitality Education Awards” 2023

A Escola de Hotelaria de Fátima (EHF) é um dos finalistas dos “Hospitality Education Awards” 2023, prémios da Associação Fórum Turismo.

Em seis categorias a concurso, o estabelecimento de ensino da Insignare, está nomeado para “Melhor Projecto Educacional” com a acção “Gastronomia Coreana – Fusão de conhecimento e sabores”.

A ideia nasceu por sugestão dos hoteleiros locais de Fátima, atendendo ao número crescente de sul-coreanos a visitarem a cidade.

A escola iniciou assim um programa de gastronomia coreana para hoteleiros e mais tarde, incluiu módulos pedagógicos no currículo escolar para os seus alunos.

Segundo um comunicado da EHF, o parceiro desde o primeiro momento foi a Embaixada da Coreia do Sul em Portugal.

"A interação regular com os stakeholders externos permite aproximar as respostas às necessidades do mercado. O segmento turístico sul-coreano apresenta-se como bastante desafiante, tendo os principais pratos sido estudados, em termos gastronómicos, mas também culturais e sociais, como o Kimchie, Mantu, Bibimbap, Bolgoki, Japchae, Namul, Pa jeon, Yangnyeumjang sundubu e Daeha naengche.

Desde 2018 que alunos das turmas do curso de Cozinha - mais de 100 -, contam com competências nesta gastronomia. 

O número do turismo sul-coreano tem vindo a crescer em Portugal, sublinha a EHF, justificando com o número de dormidas na cidade de Fátima.

Os Hospitality Education Awards” 2023 visam esimular "a formação turística e a melhoria da qualidade formativa”.

O júri é composto por representantes do Turismo de Portugal, da Associação de Nacional de Escolas Profissionais, da Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com Cursos de Turismo, do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e da Organização Mundial do Turismo.

Os resultados serão anunciados no dia 19 de Setembro, numa cerimónia no Auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.