Sociedade

GNR detectou rede ilegal e devolveu 725 gramas de meixão ao seu habitat

26 out 2021 09:17

Espécie encontra-se em perigo de extinção, mas isso não impede que continue a ser exaustivamente pescada na região

gnr-detectou-rede-ilegal-e-devolveu-725-gramas-de-meixao-ao-seu-habitat
Meixão chega a valer 6 mil euros por quilo nos mercados europeus e asiáticos
DR

O Posto Territorial de Vieira de Leiria, do Comando Territorial de Leiria da GNR, detectou uma rede ilegal no Rio Lis com 725 gramas de meixão. 

Segundo a força de segurança, durante uma fiscalização que decorreu no dia 22, os militares descobriram o apetrecho de pesca "frequentemente utilizada para a captura ilegal de meixão e que, devido às suas caraterísticas, é extremamente lesiva à fauna existente", num troço do curso de água dentro do concelho da Marinha Grande.

O meixão, larvas de enguia europeia, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat. O material utilizado na captura da espécie foi apreendido.

O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.

Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial da Marinha Grande.

A enguia europeia, (Anguilla anguilla), que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e tem sofrido grande redução devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando a espécie em perigo de extinção.