Economia

Grutas de Mira de Aire na vice-presidência da Associação Internacional de Grutas Turísticas

8 out 2022 09:00

Congresso abordou aspectos inovadores, conservação da natureza e de colónias de morcegos, e ainda descobertas paleontológicas

grutas-de-mira-de-aire-na-vice-presidencia-da-associacao-internacional-de-grutas-turisticas
Participantes no congresso misto Associação Internacional das Grutas Turísticas e da Associação Nacional de Grutas dos EUA
DR
Jacinto Silva Duro

Nuno Jorge, representante das Grutas de Mira de Aire, Porto de Mós, foi eleito para um mandato de quatro anos, como segundo vice-presidente da Associação Internacional de Grutas Turísticas (ISCA), durante o congresso misto da ISCA e da Associação Nacional de Grutas (NCA) dos EUA, na cidade texana de San Antonio.

O encontro internacional que juntou 190 participantes de 58 organizações norte-americanas e europeias, realizou-se entre os dias 21 de Setembro e 1 de Outubro, e, segundo Nuno Jorge, foi uma oportunidade aproveitada pelas Grutas de Mira de Aire se promoverem turisticamente fora de Portugal.

O agora segundo vice-presidente fazia já parte do quadro directivo da Associação Internacional.

A representação daquelas que são uma das 7 Maravilhas de Portugal e as mais profundas cavidades visitáveis em solo nacional, foi a única oriunda do nosso País.

No congresso, marcaram presença gestores de cerca de quatro dezenas de grutas turísticas dos vários estados americanos e ainda de 20 responsáveis europeus de Espanha, França, Reino Unido, Eslováquia, Alemanha, Áustria, Itália e Portugal.

Descobertas em 1947, as Grutas de Mira de Aire, além da sua beleza natural, são as maiores grutas turísticas do País, tendo o público acesso a 700 metros dos 11 quilómetros que as compõem.
 
As grutas apresentam uma abóbada natural de calcário composta por estalactites e estalagmites de aspecto raro e deslumbrante.

Fonte: 7 Maravilhas de Portugal

"Esta foi mais uma oportunidade para reforçar os laços de amizade com gestores de grutas de todo mundo e de partilha de experiências", sublinha Nuno Jorge.

Durante os dias do certame, foi possível visitar seis grutas americanas ricas em formações cristalinas semelhantes a gelo e de grandes dimensões, além do estabelecimento de contactos com alguns aspectos inovadores a nível da tecnologia, da conservação da natureza e de colónias de morcegos, e ainda descobertas paleontológicas.

O congresso abordou ainda, em palestras e comunicações, temas como o poder da História, a cibersegurança, técnicas de marketing, eventos nas grutas e a importância da ciência.

O certame foi acompanhado pelo professor George Veni, geólogo, ex-presidente da União Internacional de Espeleologia e director do Instituto Nacional de Grutas e Carso, com sede em Carlsbad, no Novo México.

Nuno Jorge, representante das Grutas de Mira de Aire
Caption