Sociedade

Há 30 ideias de cidadãos para o Orçamento Participativo de Leiria: júri chumbou 24 e só admitiu 6

11 set 2020 18:16

Ausência de formulário ou âmbito fora do domínio municipal entre as causas da exclusão. Conheça a lista provisória

ha-30-ideias-de-cidadaos-para-o-orcamento-participativo-de-leiria-juri-chumbou-24-e-so-admitiu-6
Câmara reservou mais de meio milhão de euros
Ricardo Graça/Arquivo

A lista provisória das propostas consideradas válidas para votação no Orçamento Participativo de Leiria está disponível desde hoje.

As ideias admitidas incluem a colocação de ilhas ecológicas em substituição dos contentores à superfície de separação de lixos; o reforço da Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel; a requalificação e ampliação do Parque Infantil de Monte Real; a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados de edifícios municipais; um programa para levar música a Santa Eufémia, Boa Vista e Caranguejeira e a construção de um espaço museológico na antiga escola primária da Boa Vista.

Segundo informa a Câmara Municipal de Leiria, em comunicado, "foram analisadas e aceites pelo júri 6 candidaturas de um total de 30 ideias submetidas, tendo as restantes sido excluídas por não cumprirem alguns dos critérios estabelecidos nas Normas de Participação, como por exemplo a ausência de formulário ou por incidirem sobre espaços fora do domínio municipal".

Os interessados que não concordarem com a avaliação feita podem apresentar reclamação de 14 a 18 de Setembro para o endereço orcparticipativo@cm-leiria.pt, sendo a lista definitiva divulgada entre os dias 21 e 25 deste mês.

Para este ano, foram disponibilizados 561.141 euros para a concretização das ideias mais votadas, numa edição que apresentou como novidade a existência de áreas temáticas: Verde ou Imaterial, Jovem e Material.

O Orçamento Participativo tem como objectivos promover a participação informada, activa e construtiva dos cidadãos e incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais, bem como adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expectativas da população.