Sociedade

"In memoriam": Miguel Portela, investigador de história local, escritor, conferencista, compositor, coralista, músico e poeta

15 jun 2021 11:40

Deixa um trabalho extenso de investigação dedicado ao norte do distrito de Leiria e à passagem do pintor José Malhoa pela região

in-memoriam-miguel-portela-investigador-de-historia-local-escritor-conferencista-compositor-coralista-musico-e-poeta
Miguel Portela
Carlos Fernandes/Hora de Ler
O investigador e historiador Miguel Portela, natural de Figueiró dos Vinhos, faleceu ontem, após uma doença curta, porém, galopante. O funeral acontecerá hoje, dia 15 de Junho, às 18:30 horas, no cemitério de Figueiró dos Vinhos.

Engenheiro civil de formação, era um reconhecido investigador de história local, deputado municipal, escritor, conferencista, compositor, coralista, músico e poeta, faria 47 anos em Novembro.
 
"Miguel Ângelo Portela da Silva Caetano, de seu nome completo, nasceu em Moçambique em 6 de Novembro de 1973, filho de António José da Silva Caetano e de Maria Emília Bruno Portela da Silva Caetano.

Miguel Portela, apesar de ter nascido na antiga província de Moçambique, vive desde tenra idade na região norte do distrito de Leiria, onde tem as suas raízes, tanto pelo lado dos seus avós paternos, como pelo lado dos seus avós maternos.
 
De facto, é em Figueiró dos Vinhos que tem vivido quase toda a sua vida e onde tem desenvolvido grande parte da sua actividade cultural.
 
Aprendeu as primeiras letras na escola primária de Castanheira de Pera onde fez os dois primeiros anos, os restantes estudos primários foram realizados em Figueiró dos Vinhos.
 
É nesta vila que Miguel Portela concluiu os estudos secundários na Escola Secundária. Após a conclusão dos estudos secundários prosseguiu os mesmos tendo cursado Engenharia Civil no Instituto de Engenharia Civil de Coimbra.
 
Mais tarde veio a especializar-se em Sistemas da Qualidade Ambiente e Segurança e cursando também o curso de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho.
 
Miguel Portela tem um percurso de vida riquíssimo de participação cultural, social e cívica na região. Muito tem contribuído para a dinamização socio-cultural dos concelhos do norte do distrito de Leiria, com particular enfoque para o concelho de Figueiró dos Vinhos.
 
Desta sua dinâmica cultural destacamos a organização de várias exposições na região, entre elas, “Ilustrar Figueiró”, da qual veio a ser editado um livro; a “A Idade do Ouro da Imprensa do Norte do Distrito de Leiria” que foi complementada com uma publicação em co-autoria com Margarida Herdade Lucas; e “José Malhoa com a Arte na Alma” em co-autoria com Margarida Herdade Lucas, entre outras.
 
Todas estas exposições estiveram patentes em muitos concelhos da região centro de Portugal.
 
Sobre a sua dedicação de corpo e alma à investigação histórica tem dado à estampa muitos trabalhos realizados sobre variadíssimas temáticas ligadas ao passado da região Centro de Portugal.
 
Tem inúmeros livros editados e publicados imensos artigos científicos por vários órgãos de comunicação social, nomeadamente nos jornais a Comarca e o Figueiroense (Figueiró dos Vinhos), Ribeira de Pera (Castanheira de Pera), Jornal da Golpilheira (Golpilheira, c. Batalha), nos Cadernos de Estudos Leirienses (Leiria), [e nos “Anais Leirienses (Leiria)], entre outros", Élio Dias Marques, no blogue “Terras da Ribeirinha”.
 
Miguel Portela integrava ainda o Conselho Consultivo dos Anais Leirienses - estudos & documentos, de que era colaborador.