Economia

Inteligência artificial permite a clientes do Bom Dia Leiria São Romão  pagar sem scanning

10 jan 2025 20:24

Investimento de seis milhões de euros na maior loja inteligente do mundo

inteligencia-artificial-permite-a-clientes-bom-dia-leiria-sao-romao-pagar-sem-scanning
Margarida Balseiro Lopes esteve na inauguração da loja
Ricardo Graça

Já pensou na possibilidade de entrar num supermercado, beber o seu café, fazer as suas compras habituais e chegar à caixa e ter apenas de conferir os produtos e pagar? Em Leiria tal já é possível.

O Continente investiu seis milhões de euros no Bom dia Leiria São Romão, a maior loja inteligente do mundo, que oferece uma experiência de compra híbrida, combinando o smart checkout com o pagamento nas caixas tradicionais.

A ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, acompanhou João Riqueza, da MC Digital, numa compra. Depois de beber um café, foram adquiridos alguns produtos, entre os quais fruta.

À medida que percorriam os corredores dos 1.200 metros quadrados da loja, a única preocupação do cliente é em colocar a embalagem no cesto. "Se arrepender-se e não quiser o produto, não há problema, é só colocá-lo de novo na prateleira que o produto já não é contabilizado", assegurou o CEO da MC, Luís Moutinho.

As prateleiras da loja estão equipadas com sensores, que detectam sempre que uma embalagem é retirada e o sistema de inteligência artificial montado vai criando um certo virtual. 

Após as compras, o cliente pode dirigir-se às novas caixas inteligentes. Só tem de colocar o cesto em posição e automaticamente a conta aparece no visor. Depois de conferir, faz o pagamento e recolhe as suas compras.

Aberta em Dezembro, a loja foi inaugurada esta sexta-feira. Os 1.200 metros quadrados de inteligência artificial tornam o espaço o maior do mundo nesta valência.

“É para nós um momento especial, porque estamos a abrir uma loja que é diferente de todas. A maior loja inteligente do mundo, e porque estamos a fazê-lo num ano em que o [marca] Continente celebra 40 anos”, afirmou Luís Moutinho, ao revelar que a loja Bom Dia Leiria São Romão contou com um investimento de seis milhões de euros, dos quais 1,5 foram destinados à tecnologia Sensei, uma start up portuguesa.

O responsável acrescentou que desde o primeiro dia acreditou numa loja híbrida. "Queremos que a experiência do cliente seja completamente normal e tranquila, dando-lhe depois a opção, no momento da saída, para fazer aquilo que bem entende. Se fizer um checkout tradicional terá uma experiência social com um colega nosso que está na linha de caixa, se quiser ter o smart checkout e ter o efeito ‘uau’ então venha daí”.

O smart checkout funciona “através de visão computacional, algoritmos de inteligência artificial e de prateleiras sensorizadas com balanças, a tecnologia permite a criação autónoma e em tempo real do carrinho virtual de cada cliente, refere um comunicado.

A loja de São Romão dispõe de seis caixas autónomas (smart checkouts e self checkouts) e duas caixas manuais. O parque de estacionamento possui 55 lugares e quatro postos de carregamento para veículos eléctricos. Tem 28 funcionários.

"O que podem observar aqui é o estado da arte de inteligência artificial aplicada a retalho”, afirmou Vasco Portugal. O presidente da Sensei, acrescentou que "esta loja tem cerca de 12 mil referências de produtos diferentes entre eles". "Cada um desses produtos tem cerca de 20 a 50 unidades e todas elas estão dispostas nas estantes. O trabalho desta tecnologia que aqui instalamos é ter a capacidade de distinguir cada um desses produtos”, especificou.

Vasco Portugal considerou ainda que este sistema de inteligência artificial irá também contribuir para a diminuição dos furtos, uma vez que todos os produtos que são recolhidos pelo cliente ficam registados e se não forem pagos à saída serão detetados

A MC possui 17 lojas no distrito de Leira e emprega 1.329 colaboradores.

 

Veja Também