Viver

Já ouviu falar nas 'Haciendas' de Leiria?

4 fev 2016 00:00

Enquanto Portugal ouvia “pão com queijo”, Leiria dançava com os “desconhecidos” PJ Harvey e Nick Cave, ao mesmo tempo que, na região, havia palcos que se abriam a pioneiros como The Gift ou Phase. Hoje, estes abrigos continuam a incentivar novas bandas

Jacinto Silva Duro

Quem se interessa pelo fenómeno da música britânica que, entre o final dos anos 70 e o princípio dos 90, do século XX, nos deu bandas como os Joy Division, depois New Order, ou os Happy Mondays reconhece facilmente o nome Hacienda, o famoso clube nocturno que ajudou a transformar a suja e degradada cidade industrial de Manchester num dos mais fervilhantes locais culturais do Reino Unido.

Quem não conhece a história do espaço e do promotor musical Tony Wilson pode vê-la magistralmente retratada no filme 24 Hour Party People. Até 1997, ano em que encerrou, tocaram lá The Smiths, Einstürzende Neubauten e até Madonna teve a sua primeira vez… no Reino Unido.

Por que razão recordamos aqui a Hacienda? Dado o nível de criatividade e ebulição musical da região de Leiria e, do País em geral, procurámos perceber se, por terras do Lis e arredores, haveria um espaço que, pelo seu contributo na promoção musical e apoio a novos artistas, mereceria essa designação.

Apesar de a comparação ser um pouco como tentar meter o Rossio na rua da Betesga chegámos à conclusão de que, na realidade, não havia um local, na região em torno de Leiria, que pudesse ser considerado como a Hacienda local… na verdade, há vários locais que seriam as nossas Haciendas.

Passamos a explicar, lançando mão do avô das Haciendas locais: o mítico e incontornável Ben Almanzor, mais conhecido como Bar Ben, de Alcobaça “O Bar Ben torna-se um local de referência nacional no final de década de 1980, embora já antes existisse, quando a sua gerência é assumida pelo arrojado empreendedor Carlos Nunes. Este adapta o seu gosto musical pessoal à sua filosofia de gestão e, indo contra a normalidade em locais do género, transforma- o num local onde se vai essencialmente ouvir jazz e nova música improvisada ao vivo”, recorda o musicólogo de Alcobaça José Alberto Vasco.

Melómano e autor de livros sobre música, refere que o arranque da movida alcobacense dá-se a 7 de Maio de 1988, quando o Bar Ben apresenta o primeiro concerto de jazz ao vivo em Alcobaça, com a presença em palco do Quinteto Docente do Hot Clube de Portugal.

“A partir daí, passa a apresentar semanalmente dois concertos aos fins de semana, procurando sempre apresentar a nata nacional dojazz e da nova música improvisada, abrindo mesmo esse leque à música clássica, ao rock de vanguarda e à performance, entre outras.”

É longa a lista de reconhecidos vultos da música nacional que por lá passam nesses anos, sublinha o musicólogo, apontando nomes como o de Maria Anadon, João Peste ou o saxofonista Rodrigo Amado. Em 1991, o Ben inicia o Concurso de Música Moderna de Alcobaça, que rapidamente se tornou reconhecido como um dos melhores a nível nacional, nele tendo participado bandas como os The Gift, os Ode Filípica, os Estado Sónico ou os Blasted Mechanism, em sete edições, duas das quais com vitórias de bandas de Leiria: Paranoia (1992) e Virtualma (1997).

O Jazz nunca desapareceu da mira do bar e houve mesmo a tentativa de criar um festival de jazz internacional em Alcobaça, o Alcoa Jazz (1993) e festivais de rock, como o Aos Domingos à Tarde Não Se Faz Nada em Alcobaça, o Os Peixinhos do Alcoa Também Já Gostam de Rock ou o Rockalcoa 98.

“De entre os inúmeros espectáculos apresentados nessa época áurea será justo recordar dois que permanecem num lugar muito especial de toda essa memória colectiva: o concerto/performance para maiores de 18 anos do Paulo Eno Ensemble/Objectos Perdidos, em 1 de Novembro de 1991, e o concerto dos Telectu com Elliott Sharp, figura de topo da downtown nova-iorquina, a 1 de Setembro de 1995”, sublinha José Alberto Vasco.

Carlos Matos, promotor musical, presidente da Fade In - Associação de Acção Cultural e cara por detrás dos Ode Filípica, recorda-se de ter por lá visto os Telectu, Tina & The Top Ten, Ex-Votos, Objectos Perdidos, No Noise Reduction, Estado Sónico, Red Beans, Rafael Toral e muitos outros.

“Também tive o privilégio de fazer lá uns quantos DJ sets… Também em Alcobaça, contemporâneo ao Bar Ben nos anos 90 houve o KDA, um espaço mais underground, que se dedicava à divulgação e promoção da música mais pesada”, conta.

Pelo KDA passaram, inclusive, os Moonspell na primeira parte dos Capela das Almas. “O DJ set começava sempre com um ritual emblemático: o dj residente atirava para a pista vinis de techno e house 'chunga' para que as pessoas os pudessem partir. E claro, o mais leve que lá se ouvia e 'moshava' eram os Sepultura, Pantera, Slayer e afins…”, recorda Carlos Matos.

Mas não se poderia falar de Alcobaça sem recordar o Clinic, gerido por Nuno Gonçalves, um dos elementos dos The Gift. Depois de, em quatro anos, ter acolhido bandas como Mão Morta, os próprios Gift, Loto, Repórter Estrábico, Rodrigo Leão, Kirsteen Young, The Allstar Project ou Jay Jay Johanson, em 2009, restrições ao horário de funcionamento obrigaram ao fecho do espaço.

“O Clinic fechou. Fechou de cabeça erguida e com festa até de manhã”, escreveu Gonçalves, depois da última festa, devidamente intitulada: The End.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo