Viver

Joana Vasconcelos e Labuta juntas na criação de mala única e solidária

14 nov 2019 16:01

A premiada designer Joana Vasconcelos criou a mala Studio, em parceria com a Labuta, marca de calçado sediada em Leiria, que faz recurso dos saberes e técnicas tradicionais de manufactura.

joana-vasconcelos-e-labuta-juntas-na-criacao-de-mala-unica-e-solidaria
Mala Studio resultada colaboração de Joana Vasconcelos e Labuta
Jacinto Silva Duro

É um produto feito integralmente à mão, que resulta do processo de fabrico da Labuta, conferindo-lhe sofisticação e contemporaneidade, aliando os saberes dos ofícios tradicionais e as melhores matérias-primas, à criatividade da artista, refere o atelier de Joana Vasconcelos, em comunicado.

Preço

2100 euros

Especificações:
Pele com tratamento vegetal
Forro 100% algodão
Aplicações com duplo banho dourado
Alça amovível
10 horas de trabalho manual
Assinatura: Joana Vasconcelos
Dimensões: 44 x 41 x 14 cm
(IVA incluído)

Pedro Olaio, responsável pela Labuta, revela que esta mala é “um modelo intemporal do qual só será produzida uma unidade a partir de cada combinação de cores imaginada pela artista. “É única. Não haverá outra igual”,  diz. A comercialização desta edição limitada é da responsabilidade da Fundação Joana Vasconcelos e irá financiar a atribuição anual de bolsas a estudantes de artes.

labuta
O prazo de produção de cada mala é de seis semanas.

“Foi um trabalho que começou há já um ano, com uma grande maturação de ideias”, explica Olaio, que adianta que a mala Studio foi concretizada pelas mãos de artesãos da zona da Benedita, que colaboram com a Labuta, noutros projectos.

Acerca da Labuta
Pedro Olaio explica que a Labuta surgiu de "uma grande paixão". "Uma grande paixão de sempre por calçado de qualidade. Sendo um sector no qual todos os portugueses se podem orgulhar, e o nosso know-how tão reconhecido dentro e fora de portas, demos o passo e abraçámos o desafio.

Fomos buscar inspiração a algumas das mais emblemáticas profissões do nosso país que ao longo da história, pela sua exigência e especificidade, obrigavam a um calçado de qualidade e durabilidade superiores.

Ao desenvolvermos a nossa colecção com base nas tradições e na cultura das nossas gentes, produzimos toda uma série de artigos resistentes e manufacturados à semelhança de métodos de elevada exigência praticados outrora.

A nossa filosofia é criar produtos diferenciados, que sirvam de ponte entre a robustez necessária no passado e o design e conforto exigido no presente, enaltecendo sempre o fabrico e o saber dos artesãos portugueses."