Desporto

João Almeida termina Volta a Espanha em quinto lugar

12 set 2022 16:31

Ciclista das Caldas da Rainha e o conterrâneo António Morgado estão de partida para o Mundial de ciclismo na Austrália

joao-almeida-termina-volta-a-espanha-em-quinto-lugar
.
UEA Team Emirates

Pouco mais de 80 horas e meia foi o tempo necessário para João Almeida, de 24 anos, fazer a Volta a Espanha em bicicleta (80:34:23'').

O ciclista de A-dos-Francos, das Caldas da Rainha, terminou a prova em quinto lugar, a sete minutos e 24 segundos do vencedor, o belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl).

Ao longo de três semanas e 3.280 quilómetros que ligaram Utrecht (Holanda) a Madrid (Espanha), o atleta da UAE Team Emirates mostrou-se resiliente, ultrapassou o engano que teve no percurso e pedalou com os colegas para conquistar o seu lugar na prova.

Da 27.ª posição das primeiras etapas aos primeiros lugares da classificação final, o jovem contou ainda com o apoio diário da família, da namorada e de muitos portugueses ao longo do percurso.

Esta foi a estreia do ciclista na 77.ª edição da Vuelta, depois de ter sido obrigado a desistir do Giro de Itália por acusar positivo à Covid-19. Nessa prova foi quarto em 2020 e sexto em 2021.

 

Segue-se o Mundial na Austrália

João Almeida segue com as cores portuguesas para o Mundial da Austrália, a disputa-se de 18 a 25 de Setembro, em Wollongong.

O atleta é um dos nove corredores convocados pela Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), a par do conterrâneo António Morgado.

Em elite, a selecção nacional conta com João Almeida, Ivo Oliveira e Rui Oliveira (UAE Team Emirates) e Nelson Oliveira (Movistar Team).

Já em juniores, alinha António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares (Bairrada), José Bicho (Almodôvar Formação/ Team SCAV) e Tiago Nunes (Silva & Vinha/ ADRAP/ Sentir Penafiel).

Os ciclistas vão participar nas respectivas provas de fundo: juniores na madrugada de 23 de Setembro e elite na madrugada de 25. Nos contrarrelógios competem João Almeida e Nelson Oliveira, na madrugada de dia 18, e António Morgado e Gonçalo Tavares, na madrugada de dia 20.

“Temos ambição de discutir os primeiros lugares nas provas de fundo de juniores e de elite. Nos contrarelógios será mais complicado, porque, sendo quase totalmente planos, adequam-se menos aos nossos corredores”, reitera o seleccionador José Poeira citado pela FPC.

 

Calendário da participação nacional (hora de Portugal)

18 de Setembro

4:40 horas - Contrarrelógio Individual Elite, 34,2 km - 312 metros de desnível acumulado

20 de Setembro

4:20 horas - Contrarrelógio Individual Juniores, 28,8 km - 264 metros de desnível acumulado

22 de Setembro

23:15 horas - Prova de Fundo Juniores, 135,6 km - 2016 metros de desnível

25 de Setembro

1:15 horas - Prova de Fundo Elite Masculina, 266,9 km - 3945 metros de desnível acumulado