Sociedade
José Augusto Santos: "Daqui a quatro anos o PSD vai ganhar a Câmara de Leiria"
Entrevista ao novo presidente da concelhia de Leiria do PSD, que quer "credibilizar" e "unir" o partido a nível local
Que significado atribui à sua vitória?
É uma vitória por uma margem pequena, um voto apenas, mas não deixa de ser uma grande vitória. Demonstra o descontentamento dos militantes do PSD em Leiria, que manifestaram que não se reviam na estratégia da concelhia. Mais de 60% dos militantes não votaram na continuidade, ou seja, na lista A, que seguia as linhas programáticas do presidente cessante e mantinha muitos dos elementos da sua equipa. Com esta votação, os militantes manifestaram que desejam e procuram um novo rumo para o PSD.
E que rumo é esse?
O PSD de Leiria precisa de se credibilizar interna e externamente. Os militantes afastaram-se do partido, porque não se reviam nas estratégias nem na acção política adoptada, mas também porque não eram chamados a participar. Há um trabalho muito duro a fazer na reabilitação e reorganização interna do partido. Precisamos de chamar, de novo, os militantes à vida do PSD de Leiria e de os envolver nas decisões e na estratégia a seguir. Externamente, temos de afirmar o PSD como um partido de poder autárquico em Leiria, voltando a conquistar a confiança dos eleitores. Para isso, precisamos de ser credíveis.
Acredita que há condições para o PSD voltar a ser poder em Leiria nas próximas autárquicas?
É isso que me move. Caso contrário, não tinha aceite o desafio. Se não cometermos os erros do passado, temos todas as condições para voltarmos a governar a câmara e a maioria das juntas. Reconquistar a liderança da câmara não é uma tarefa impossível para o PSD. A gestão da maioria socialista está muito centrada no imediato, no show off e na propaganda. Faltam projectos estruturantes para o futuro. Mais tarde ou mais cedo as pessoas vão perceber isso. Por muito bonito que seja trazer multidões a Leiria, por boas imagens que isso dê, não se traduz em mais-valias para a generalidade das pessoas. O foco deve ser o trabalho em prol da melhoria da qualidade de vida da população, resolvendo problemas estruturais na educação, nos transportes, no ambiente e nas áreas de localização empresarial, por exemplo. Falou de erros do passado cometidos pelo PSD.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.