Sociedade

Leiria é a capital de distrito do País com menos médicos por habitante

14 set 2017 00:00

Saúde. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística, Coimbra tem nove vezes mais médicos por habitante do que Leiria, que é a capital de distrito do País com menor rácio (3,5).

leiria-e-a-capital-de-distrito-do-pais-com-menos-medicos-por-habitante-7132
Maria Anabela Silva

O concelho de Leiria possui 3,5 médicos por mil habitantes, o pior rácio entre as 18 capitais de distrito, que está abaixo da média nacional (4,3). No pólo oposto, surge o município de Coimbra que, segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre pessoal de saúde, tem nove vezes mais clínicos do que Leiria.

De acordo com os dados, Coimbra regista um rácio de 31,6 médicos por cada mil moradores - indicador que tem como referência o local de residência destes profissionais -, um valor que é quase sete vezes acima da média do País.

Rui Passadouro, presidente da Sub-Região de Leiria da Ordem dos Médicos, começa por frisar que, tal como nos restantes municípios, os dados de Leiria “referem-se a médicos residentes”, o que, nem sempre, corresponde ao número daqueles que efectivamente trabalham nas áreas onde moram.

Feita a ressalva, o dirigente reconhece que “a escassez de médicos na nossa sub-região ainda não está resolvida, quer a nível dos cuidados de saúde primários, quer a nível dos hospitais”. O representante da Ordem dos Médicos diz que, apesar da integração de novos médicos nos centros de saúde, ainda “há necessidade de recorrer a médicos aposentados, que muito têm ajudado a suprir a escassez em todas as unidades do Serviço Nacional de Saúde”.

Mesmo assim, realça, existem actualmente cerca de oito mil utentes sem médico de família só no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral, que abrange os concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal e Porto de M&

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ