Viver

Leiria Film Fest conta com 902 curtas a concurso e estende-se à Batalha em 2020

2 dez 2019 16:15

Evento realizar-se-á de 11 a 15 de Março, com a particularidade de, pela primeira vez, contar com sessões fora de Leiria. Assim, no Teatro Miguel Franco, na cidade do Lis, o evento acontece entre 11 e 13 de Março e, no Auditório Municipal da Batalha, entre 14 e 15 do mesmo mês.

leiria-film-fest-conta-com-902-curtas-a-concurso-e-estende-se-a-batalha-em-2020
LFF contará com 902 películas em competição em 2020
DR

Desde que abriu o período de candidaturas, há dois meses e meio, a 7.ª Edição do Leiria Film Fest (LFF) recebeu 902 curtas-metragens a concurso, de 67 países diferentes, anunciou a organização, admitindo que o número surpreendeu os organizadores.

“Sabendo que, este ano, as candidaturas só estiveram abertas durante pouco mais de dois meses, quando, em anos anteriores, existia um período mais alargado de submissão, foi uma surpresa bastante agradável ver que o número se mantém”, afirma Bruno Carnide, realizador e co-organizador do LFF, em parceria com Cátia Biscaia.

Em comunicado, os responsáveis referem que “este número mostra que o Festival começa a ser cada vez mais reconhecido no estrangeiro”, tendo recebido “vários contactos de produtoras de todo o mundo, mesmo antes da abertura de candidaturas”. À chamada responderam cerca de 150 documentários, 190 animações, e 562 ficções.

Sendo que, destas, 762 obras são internacionais, na maioria do Brasil, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, entre outros países e 140 nacionais, das quais, 30 são do distrito de Leiria e concelhos de Tomar e Ourém.

“Os números das inscrições regionais têm vindo a crescer, exponencialmente”, faz notar Bruno Carnide que acredita ser este um sinal de que o LFF é “promotor da criação cinematográfica na região.

Acerca do Leiria Film Fest
Realizado, anualmente, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, desde 2013, o Leiria Film Fest é um
Festival Internacional de Curtas-Metragens com enfoque na competição de curtas-metragens de ficção, animação e documentário, com entrada livre. A organização avança que o certame conta com quase quatro mil filmes inscritos, de 74 países e 4 700 espectadores, no total das seis edições, desde a sua génese.