Sociedade

Levantamento biológico nas Lagoas da Mata do Urso até domingo

6 out 2022 14:21

Que espécies existem numa das mais desconhecidas zonas húmidas do distrito de Leiria?

levantamento-biologico-nas-lagoas-da-mata-do-urso-ate-domingo
Lagoas da Mata do Urso
Luís Couto

As lagoas da Mata do Urso da freguesia do Carriço, Pombal, vão ser alvo de um levantamento biológico (bioblitz), com registo das espécies existentes.

A acção decorre entre amanhã, dia 7, e domingo e está aberta à participação de estudantes e restante população.

O trabalho integra-se num programa de residências científicas coordenado pela bióloga Ana Marta Costa e pelo ecólogo Jael Palhas.

O objectivo prioritário da iniciativa é a criação de um plano de restauro de ecossistemas, em ambiente terrestre e marinho, que não deve limitar-se a medidas e metas, mas estimular o desenvolvimento de propostas que visam facilitar a implementação através de um maior conhecimento científico e popular do local.

"As três lagoas da Mata do Urso na Freguesia do Carriço, Pombal (Lagoa dos Linhos, Lagoa de São José e Lagoa das Correntes) são uma área de interesse para conservação e de acordo com as diferentes agendas de âmbito internacional, europeu e nacional deve ser estudada e preservada. Esta abordagem é relevante para a salvaguarda da biodiversidade e a mitigação dos impactos das alterações climáticas, integrando uma rede estrategicamente planeada de zonas naturais e seminaturais, concebida para prestar uma ampla gama de serviços ecológicos", refere a organização.

Lagoas da Mata do Urso