Sociedade

Preocupação em Pombal com “situação crítica” em Nasce Água

11 jul 2022 16:29

Captações de água no oeste do concelho abastecem 200 mil pessoas

preocupacao-em-pombal-com-situacao-critica-em-nasce-agua
Antes dos furos de captação de água serem feitos, passavam na ribeira local cerca de 100 milhões de metros cúbicos de água por ano
DR
Jacinto Silva Duro

Os eleitos pelo movimento Oeste Independentes estão preocupados com a redução do caudal na ribeira de Nasce Água, junto à vila da Guia (Pombal).

Segundo Luís Couto, houve um contacto de um grupo de cidadãos daquele local, na Mata do Urso, em cujo aquífero é captada a água para todo o concelho de Pombal e para um total de 200 mil pessoas.

A ribeira de Nasce Água está quase seca, provavelmente devido à emergência climática. Uma “situação crítica” ainda mais preocupante para o Oeste Independentes por se situar no importante Aquífero de Monte Real – Leirosa.

“Isto é um sinal de que há um sobre uso do aquífero, especialmente, num período de seca com uma gravidade tal de que não há outro registo anterior semelhante”, diz o independente eleito para a Assembleia Municipal, prevendo impactos nas espécies únicas que ali existem.

“Existe a questão climática, mas há também a extracção de água. Há dados sobre a água consumida? Aumentou nos últimos tempos?”, questiona, recordando que, antes dos furos de captação de água serem feitos, passavam nesta ribeira cerca de 100 milhões de metros cúbicos de água por ano.

O presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, assegura que a questão do aquífero está a ser acompanhada e que irá pedir aos serviços técnicos a informação solicitada.