Economia

Maçã de Alcobaça abraça futuro verde com ecopomares

13 set 2024 11:00

Os produtores de Maçã de Alcobaça empregam políticas de redução de pesticidas desde os anos 90, aplicando técnicas sustentáveis de combate às pragas, com recurso a predadores naturais e métodos ecológicos

maca-de-alcobaca-abraca-futuro-verde-com-ecopomares
Temperaturas primaveris no Inverno, não permitiram, pelo terceiro ano consecutivo, “satisfazer as necessidades de horas de frio” da fruta
Fotografia: Ricardo Graça/Arquivo
Jacinto Silva Duro

Desde a década de 90 que, cada vez mais, a produção de Maçã de Alcobaça é pautada por políticas de redução de pesticidas e inseticidas.

O combate às pragas usa esta experiência de décadas no emprego de técnicas e de predadores naturais, para manter a fruta o menos tocada possível por químicos.

“Tudo depende de um equilíbrio fabuloso. Embora as pragas sejam as mesmas de sempre, conseguimos, naturalmente, que sejam menos activas e agressivas”, explica o presidente da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça (APMA).

Jorge Soares adianta que todos os produtores de Maçã de Alcobaça têm de aplicar estas práticas e que cada pomar tem um técnico responsável e uma cédula onde tudo é registado, além de ser feita uma certificação por entidades independentes.

É um trabalho científico, de consciencialização e de controlo de qualidade, concretizado pela APMA, para a protecção contra pragas, de forma sustentável, sem recurso a químicos e utilizando o ecossistema.

As pragas são combatidas com recurso a várias técnicas, como a captura de insectos, com aplicação de chamarizes sexuais, que desorientam espécies específicas, o corte de ramos infectados - técnicas culturais -, incentivos à instalação de predadores naturais, os chamados auxiliares, sejam eles insectos carnívoros, morcegos ou pássaros insectívoros.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ

Veja Também