Desporto
Maior etapa da Volta a Portugal Feminina termina em Pombal
Com 121,9 quilómetros, a terceira etapa percorre vários lugares do concelho de Pombal e a chegada será na Avenida Heróis do Ultramar
Pombal será um dos pontos de passagem da Volta a Portugal feminina, que vai para a estrada de 3 a 7 de Julho.
A 4.ª edição da prova vai bater recordes de participação “em número, qualidade e diversidade, com ciclistas provenientes de 27 nações”, adianta a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em comunicado.
Entre Gaia e Lisboa, estarão 442,9 quilómetros distribuídos por quatro etapas em linha e um contra-relógio individual. “É a maior distância de sempre da Volta a Portugal Feminina, simbolizando o crescendo de exigência, mais também de abrangência territorial.
Pombal terá o local da chegada da terceira etapa, a mais longa da prova, com 121,9 quilómetros, que liga Anadia a este concelho do distrito de Leiria.
A primeira passagem pela meta, a 10,88 quilómetros do final, contará com uma meta volante e antecede um prémio de montanha de terceira categoria, a 5.500 metros do final, que “deverá inviabilizar uma chegada em pelotão compacto, seleccionando as mais fortes”, adianta a FPC.
As atletas entram no concelho pela vila do Louriçal, pelas 14:30 de 5 de Julho, e seguem em direcção à cidade pela EN 237, com passagem prevista no Largo do Cardal.
Depois da meta volante, na Avenida Heróis do Ultramar, continuam pelo IC8 em direcção a Pousios, Cumieira, atravessando por Vicentes.
Entram novamente na cidade pela rua 1.º de Maio, com a chegada à meta, na Avenida Heróis do Ultramar, prevista para as 15:22 horas.
Antes desta etapa, as ciclistas já terão passado por Canelas, em Gaia, Águeda, Mealhada e Sever do Vouga, na primeira e segunda etapas.
Ao quarto dia de prova o pelotão vai partir do Museu Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, em direcção a Póvoa de Santa Iria.
Lisboa recebe a quinta e últipa etapa, um contra-relógio individual de 12,2 quilómetros planos.