Sociedade

Marinha Grande é o concelho com a água mais barata do distrito

11 jan 2024 20:00

Levantamento de tarifários feito pela Associação de Defesa do Consumidor (Deco) aponta o município da cidade vidreira como o mais económico para os consumidores de água, saneamento e resíduos. Nazaré é o mais caro.

marinha-grande-e-o-concelho-com-a-agua-mais-barata-do-distrito
Diferença da factura da água, incluindo saneamento e resíduos, entre Nazaré e Marinha Grande é de 229,29 euros
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Uma família que resida na Nazaré e que consuma até 10 metros cúbicos de água por mês paga anualmente 416,78 euros pelo serviço, que inclui também o saneamento e os resíduos sólidos urbanos (RSU). Pelo mesmo consumo, o Município da Marinha Grande cobra menos de metade (187,49 euros).

Os dados, referentes a 2022, constam do mais recente levantamento de tarifários feito pela Deco (Associação de Defesa do Consumidor), revelado na semana passada, e que evidencia, mais uma vez, as enormes disparidades de preços de município para município, quer no País, quer na região (distrito de Leiria e concelho de Ourém). Individualizando os três serviços – água, saneamento e RUS – as variações de preços também são evidentes.

No caso da água, Ourém é o concelho da região que apresenta o valor mais elevado, com um encargo anual de 207,1 euros, ou seja, mais do dobro do tarifário praticado na Marinha Grande, concelho que tem a água mais barata. Atrás de Ourém, surgem os cinco concelhos do norte do distrito de Leiria – Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande -, todos eles servidos pela APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior e com o mesmo valor – 164 euros/ ano.

Já Pombal e Batalha acompanham a Marinha Grande no grupo de municípios da região onde se paga menos pela água, com encargos anuais de 106,8 e 118,23 euros, respectivamente.

Diferença de 129 euros no saneamento

Ao nível do saneamento, as diferenças são ainda maiores. Em Peniche - município da região onde os encargos com essa tarifa são mais elevados -, para consumos até 10 metros cúbicos por mês (120 m3/ ano) paga-se quatro vezes mais do que no Bombarral.

Segundo o levantamento da Deco, no primeiro caso os custos anuais são de 169,06 euros, enquanto no Bombarral cifram-se em 40,36 euros. Atrás de Peniche, surgem Alcobaça (152,04 euros) e os concelhos abrangidos pela APIN (147,21 euros).

Entre os municípios com tarifa de saneamento mais baixa estão, além do Bombarral, Batalha (42,93 euros) e Pombal (58,44 euros). Em relação à tarifa dos resíduos, incorporada na factura da água, os dados da Deco colocam a Nazaré como o concelho do distrito com o valor mais alto (135,17 euros), seguido de Caldas da Rainha (79,55 euros) e Porto de Mós (72,2 euros). No pólo oposto, está Batalha (35,5 euros), Marinha Grande (42,71 euros) e Bombarral (46,06 euros).

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ