Sociedade

Mérito de emigrantes da região reconhecido em França

16 jun 2016 00:00

Valdemar Francisco e Armando Lopes: um recebeu a Comenda da Ordem do Mérito, outro foi homenageado com a inauguração de uma rotunda com o seu nome

merito-de-emigrantes-da-regiao-reconhecido-em-franca-4381
Raquel de Sousa Silva

Aos 62 anos, Valdemar Francisco, que foi para França aos seis com os pais para fugir da pobreza, vê reconhecido um longo caminho que o levou à liderança de um grupo de empresas que hoje factura 80 milhões de euros.

No Dia de Portugal, foi condecorado por Marcelo Rebelo de Sousa com a Comenda da Ordem do Mérito.

A cerimónia teve lugar em França, país que o acolheu era ainda menino. A família saiu da Bouça, na freguesia de Colmeias, Leiria, e acabou por se instalar em Champigny.

Como o próprio conta na publicação 10 Nomes, 10 Histórias, da Lusopress, chegaram “todos contentes, cheios de esperança”.

 

Também Armando Lopes, natural de Ourém, viu o seu percurso em França ser reconhecido no passado dia 11.

Em Créteil, a poucos metros da sede do grupo empresarial que lidera, foi inaugurada uma rotunda com o seu nome, cerimónia a que assistiu Marcelo Rebelo de Sousa. Feito comendador por Mário Soares, o empresário está há mais de 50 anos radicado em França, onde tem negócios em várias áreas (é, por exemplo, presidente da Rádio Alfa).

Em 2002, recebeu de Jacques Chirac o grau de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra. Em Leiria, prepara-se para ver concretizado “o sonho” de transformar o edifício da antiga moagem num condomínio de luxo, um investimento de 18 milhões de euros.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.