Sociedade

Método Son Rise ajuda pais de crianças autistas

26 jan 2017 00:00

Projecto americano está a ser desenvolvido em Leiria

metodo-son-rise-ajuda-pais-de-criancas-autistas-5817

A formação baseada nos princípios do Son Rise Program destinada a pais de crianças autistas está disponível em Leiria. Adelaide Borges, professora de educação especial, trabalha com jovens com este tipo de problema e tem-se vindo a aperceber das dificuldades que muitos pais têm em “entrar no mundo deles”.

“Há dificuldades básicas como o simples cortar de unhas ou ir ao shopping. Estas crianças têm dificuldade de socialização e quando estão stressadas começam a ismar, ou seja, a fazer movimentos repetitivos”, explica Adelaide Borges, que realizou a formação Son Rise com os mentores norte-americanos: Barry Kaufman e Samahria Kaufman.

A docente concorda com o método, que se centra na criança, como tentativa de chegar ao filho. “O objectivo é dar ferramentas aos pais e ajudá-los a compreender os filhos, para melhor lidarem com eles. A forma de ajudar os pais é conseguir que eles lidem com os comportamentos obsessivos das crianças, que tanto os desesperam”, adianta. Adelaide Borges explica que a formação será intensiva – um fim-de-semana inteiro – e será destinada aos dois pais ou às pessoas que convivem com a criança, pois “só se todos estiverem envolvidos haverá sucesso”.

A formação inclui um guia para pais e um acompanhamento personalizado, que consiste na ida a casa da criança para ajudar a construir um playroom e garantir um acompanhamento mensal para avaliar em conjunto como está a correr a interacção da criança neste espaço.

O playroom faz também parte do método Son Rise e permite trabalhar diferentes objectivos a atingir com a criança.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo