Sociedade

Moita bate-se com problema de saneamento a céu aberto

16 mar 2016 00:00

Problema ambiental na Marinha Grande

moita-bate-se-com-problema-de-saneamento-a-ceu-aberto-3334

António Santos e Alexandra Dengucho, vereadores do PSD e da CDU, respectivamente, lamentaram na última reunião de Câmara da Marinha Grande, o facto de existir “saneamento a céu aberto na Freguesia da Moita.

António Santos, que tem ouvido relatos de munícipes, pediu que sejam tomadas medidas para que esses lugares não se tornem foco de doenças.

Já Alexandra Dengucho constatou in loco os problemas de “maus cheiros” e sugeriu que a autarquia faça um levantamento dos casos e abra um regime de excepção a pensar em quem não pode pagar a ligação à rede, reduzindo o valor ou isentado até quem não tem condições financeiras.

“Até porque quem ali colocou saneamento foi a Câmara de Alcobaça e já poupámos nesse aspecto”, justificou a vereadora, que lamenta o facto de a Moita ser uma freguesia “esquecida” pela Marinha Grande.

Paulo Vicente, presidente (PS), alegou, por sua vez, que o levantamento foi feito, assim como já foram notificados os munícipes em incumprimento sobre a obrigatoriedade da ligação.

“Não há ninguém que tenha alegado falta de recursos económicos para não fazer a ligação”, frisou o autarca, lembrando que o Município da Marinha Grande aceita pagamento a prestações até da factura da água.

“As pessoas já foram alertadas de que podemos avançar para o coercivo”, rematou.