Sociedade

Morreu o engenheiro da Basílica da Santíssima Trindade

16 jan 2017 00:00

Mota Freitas, autor do projecto de estruturas nova basílica de Fátima, faleceu aos 78 anos.

morreu-o-engenheiro-da-basilica-da-santissima-trindade-5753

Autor do projecto de estruturas da Basílica da Santíssima Trindade, em Fátima, José Mota Freitas faleceu, na última sexta-feira. Tinha 78 anos.

Considerado um dos nomes maiores da engenharia em Portugal, Mota Freitas foi distinguido, em 2009, com o Prémio Mundial de Engenharia Estrutural (Outstanding Structure Award) – o 'Óscar da Engenharia' – precisamente pela obra da nova basílica de Fátima. Já antes, em 2007, ano de inauguração do templo, Mota Freitas tinha recebido o Prémio Secil de Engenharia Civil por esse seu trabalho.

Em 2009, em entrevista ao JORNAL DE LEIRIA, o engenheiro reconhecia que a Igreja da Santíssima Trindade (agora classificada como basílica) foi a obra da sua vida, “pela repercussão que teve” e pela forma como as artes da engenharia e da arquitectura se fundem.

Nesse entrevista, Mota Freitas confessava ainda que a obra que “muita satisfação” lhe deu foi a cobertura da Capelinha das Aparições, também em Fátima. “É uma obra pequenina, mas que me diz muito, porque sou devoto de Nossa Senhora”, admitia.

A par de obras no Santuário de Fátima, Mota Freitas trabalhou nos projectos do pavilhão do futuro da Expo' 98, do reforço da ponte ferroviária sobre o Coura, da ponte da Ferradosa, sobre o Douro, e do Cais de Gaia.