Viver

Museus da Batalha e Ourém ganham apoios do Estado para acessibilidade e um olhar sobre a pedra

15 set 2023 12:26

O financiamento do Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus (ProMuseus) contempla 40 projectos e na lista há dois que estão localizados na região

museus-da-batalha-e-ourem-ganham-apoios-do-estado-para-acessibilidade-e-um-olhar-sobre-a-pedra
MCCB, na Batalha
Ricardo Graça/Arquivo

O projecto Museu + Acessível - Áudio Guia e Website Inclusivo, avaliado em 42 mil euros e apresentado pelo Museu Municipal de Ourém, é um dos contemplados pelo Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus (ProMuseus).

Os resultados foram divulgados ontem pela Direção-Geral do Património Cultural.

Também o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) vai receber apoio do Estado através do ProMuseus, depois de ver seleccionado o projecto A Pedra: da Matéria-Prima à Obra de Arte, com um valor de 38 mil euros.

Na sequência do concurso aberto em 2023 pelo Programa de Apoio a Museus da Rede Portuguesa de Museus (ProMuseus) foram aprovados para financiamento 40 projectos de 40 museus, no valor total de 1.684.031,33 euros.

A comparticipação da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) é de 997.854,31 euros, a atribuir de forma repartida em 2023 e em 2024.

A presente edição registou um total de 91 candidaturas apresentadas por 70 museus, das quais 83 foram admitidas a concurso.

O Programa de Apoio ProMuseus destina-se aos museus credenciados na Rede Portuguesa de Museus não dependentes da administração central. É gerido pela DGPC.