Viver
Músicos da região unem-se para ajudar tubista que sofreu acidente
A campanha de angariação de donativos para apoiar a recuperação do tubista Gil Gonçalves começou há dias e prevê a meta de 16 mil euros
Devido a um acidente de bicicleta, que teve como consequência um traumatismo crânio-encefálico grave, o tubista Gil Gonçalves enfrenta um período de recuperação em clínica de reabilitação neurológica, onde se admite que tenha de ficar pelo menos dois meses.
O custo estimado é de 16 mil euros e na plataforma Go Fund Me está a decorrer uma campanha de angariação de donativos (acessível neste link), que já conta com mais de meio milhar de doações.
Nas redes sociais, o Orfeão de Leiria associou-se à divulgação do objectivo e outros músicos e instituições da região – a companhia S.A. Marionetas, Sérgio Carolino, Eduardo Cardinho e Daniel Bernardes, entre outros – também se uniram nas últimas horas e dias para ajudar a família de Gil Gonçalves.
Gil Gonçalves apresentou-se muito recentemente como solista convidado em Leiria no contexto de um concerto didáctico do projecto InMusic e, com os músicos Joel Silva e Paulo Bernardino, também com ligações a Leiria, faz parte do colectivo Ignition.
É músico e professor e colabora regularmente com as principais orquestras do país.
Integra a banda Kumpania Algazarra, o projecto da cantora Luísa Sobral e o Dixie Gang, entre outros.
Gil Gonçalves está a frequentar o doutoramento em musicologia na Universidade de Évora e lecciona no Conservatório de Música de Palmela, na Escola Profissional Metropolitana e na Universidade de Évora.