Viver
Novos Ventos. Teatro e circo contemporâneo no Parque Verde de Leiria encerram o festival
Na quarta semana, o Novos Ventos está nas freguesias de Parceiros e Azoia. Espectáculos de teatro amador e apresentações por profissionais (Leirena, Fernando Nogueira e Este - Estação Teatral) preenchem o programa
A oitava edição do festival de teatro comunitário Novos Ventos, organizado pelo Leirena, entra na última semana, com apresentações na união de freguesias de Parceiros e Azoia, que, depois das residências artísticas de criação realizadas ao longo da semana, levam a palco grupos de teatro amador, estudantes e também companhias profissionais.
Sempre no Parque Verde de Leiria e com entrada gratuita.
O primeiro espectáculo está agendado para sexta-feira, 7 de Julho, com início às 21:30 horas – junta a Trupe de Adultos do Leirena Teatro, de Leiria, que vai interpretar Dom Édipo, uma adaptação de Rei Édipo, de Sófocles.
No sábado, 8 de Julho, à mesma hora, o Leirena apresenta Caldeirada, com língua gestual portuguesa e audiodescrição. Estreada já este ano, é uma produção multidisciplinar que une a performance dos actores em diálogo com a música ao vivo e o desenho em tempo real, ao mesmo tempo que procura comunicar uma mensagem de intervenção ambiental.
No domingo, o Novos Ventos arranca às 15 horas e só termina depois das 21:30. Durante a tarde, passam pelo palco as peças preparadas com grupos amadores junto da comunidade e que incluem a Apezoia, a escola do primeiro ciclo de Azoia, o jardim de infância de Azoia, o centro de apoio social de Azoia e a associação de pais de Parceiros.
Também no domingo, pelas 18 horas, estreia o espectáculo Écos, de Fernando Nogueira, do INAC - Instituto Nacional de Artes do Circo, de Famalicão, desenvolvido no contexto de residência artística com bolsa de criação proporcionada pelo Novos Ventos.
O encerramento da edição de 2023 é da responsabilidade da companhia profissional Este – Estação Teatral, do Fundão, com a peça O Céu Não Lhes Responde.