Viver

Núria Fernandes, bailarina de Leiria, é a única portuguesa no Prix de Lausanne

28 jan 2024 09:20

O programa da competição – em que estão Núria Fernandes e Tomás Mendes Ferreira, ambos do Conservatório Annarella Sanchez – começa hoje na Suíça

nuria-fernandes-bailarina-de-leiria-e-a-unica-portuguesa-no-prix-de-lausanne
No palco do Teatro José Lúcio da Silva
Ricardo Graça

É considerada uma das competições de dança mais relevantes do mundo, com acesso mediante selecção, entre centenas de candidaturas. E, de novo, conta com a participação de artistas oriundos de Leiria e do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez.

Núria Fernandes e Tomás Mendes Ferreira vão participar no Prix de Lausanne, concurso que decorre na Suíça a partir de hoje, domingo, 28 de Janeiro.

A final está agendada para o dia 3 de Fevereiro.

Núria Roura Fernandes, de 17 anos, é a única portuguesa no Prix de Lausanne 2024.

Uma grande oportunidade” e também “uma responsabilidade, representar bem o nosso país”, diz ao JORNAL DE LEIRIA.

Para a bailarina, que promete “sonhar e trabalhar” e entregar-se “com ambição e vontade”, o objectivo “é chegar à final e ganhar um dos prémios”.

Também estudante do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, Tomás Mendes Ferreira é um dos três portugueses no Prix de Lausanne 2024 (os outros dois estão em representação de escolas no estrangeiro).

“É o maior palco do mundo”, resume, “o momento que vai impulsionar mais a minha carreira até me graduar”.

Foto de Ricardo Graça

Com 17 anos, Tomás Mendes Ferreira considera que “ter sido apurado já é um prémio incrível”, mas não rejeita ir mais longe: “Os primeiros três lugares é o que todos queremos”.

O evento é especialmente importante para os bailarinos e bailarinas que têm como meta ingressar em companhias profissionais depois de se graduarem, o que é o caso tanto de Núria Fernandes como de Tomás Mendes Ferreira.

Na edição deste ano, foram seleccionados 88 bailarinos de 19 países, entre 425 candidatos.