Abertura

O cliente pede, o aluno executa e o conhecimento nasce

6 jun 2024 20:00

Cortam cabelos, preparam almoços ou fazem a manutenção de carros. Nos cursos onde a prática se impõe, são vários os serviços prestados pelos alunos e que se abrem a toda a comunidade

Daniela Franco Sousa

De capot aberto, Santiago Pires e Ivan Neves, de 15 e 16 anos, sujam as mãos e mudam o óleo de um automóvel estacionado junto à sala de aula. São alunos do 1.º ano do curso de Mecatrónica Automóvel, na Escola Secundária Pinhal do Rei e, sob vigilância do professor, têm a incumbência de trabalhar neste e noutros veículos que lhes sejam confiados por docentes, funcionários e outros “clientes” que surjam, dentro ou fora da esfera escolar.

Este é apenas um dos vários cursos dinamizados na região e que, pela sua forte componente prática, se têm vindo a abrir à comunidade, numa relação onde todos ganham. O público pode recorrer aos seus serviços – nalguns casos gratuitos – e os estudantes têm a oportunidade de aprender em contexto de trabalho, ganhando traquejo para enfrentar as necessidades do mercado real.

Uma oficina na escola

Na Pinhal do Rei, o curso profissional de Mecatrónica Automóvel teve início em 2007. Mas foi já durante este ano lectivo que, para fortalecer a componente prática e ter acesso a novos materiais, a direcção decidiu criar uma espécie de oficina, aberta ao público, nas instalações desta escola da Marinha Grande.

“Entrei para leccionar a componente tecnológica e percebi que existiam algumas lacunas, ao nível de materiais e de formação dos alunos. Resolvi, com a direcção da escola, abrir o curso à comunidade”, conta Aires Roque, professor do

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ