Sociedade

O Edgar precisa de dador de medula

21 fev 2020 09:32

Amigos, conhecidos, desconhecidos, todos podem ajudar a encontrar um dador compatível

o-edgar-precisa-de-dador-de-medula

Recentemente, o Edgar (Libório), de Caldas da Rainha, descobriu que precisa de um transplante de medula. Infelizmente, a compatibilidade, é bem sabido, é sempre difícil de encontrar.

Não sendo pessoa de desânimo, organizou um encontro com amigos, conhecidos e todos quantos queira ajudá-lo. No dia 22, sábado, na Expoeste nas Caldas da Rainha, entre as 9 e as 19 horas, vamos ajudar o Edgar.

"Hoje, por mim, mas por todos os que podem vir a precisar, no sábado. Podem doar sangue e também tornarem-se dadores de Medula Óssea, o processo é simples", diz Edgar.

Quem é o Edgar?
O Edgar tem 33 anos, mora nas Caldas da Rainha. Foi fotógrafo durante 11 anos na Câmara Municipal de Óbidos. Actualmente, é técnico da Oficina de Fotografia da Escola Superior de Arste e Design de Caldas da Rainha. É como DJ e adora bicicletas. "Ando de bicicleta... andava muito, agora não dá claro. Faço fotografia como freelancer também".

www.edgarliborio.com

 

Como pode tornar-se Dador
O que deve saber antes de se registar como potencial Dador de Medula óssea:
Registar-se como potencial Dador de Medula óssea implica apenas preencher um impresso e tirar uma pequena amostra de sangue, nada mais.

Só uma ínfima quantidade de potenciais Dadores tem o privilégio de ser "activado" e realmente poder salvar uma vida.
O potencial dador pode, em qualquer momento, desistir do processo.

A decisão de se registar como Dador deve ser uma decisão totalmente voluntária, ponderada e consciente para não causar falsas expectativas em doentes necessitados.

Uma vez registado como potencial dador poderá ser chamado para salvar alguém até aos 55 anos de idade.

É necessário apresentar o BI/cartão de cidadão quando se vai inscrever como dador;

Preencher o formulário disponível nos locais de recolha móvel ou nos locais de recolha permanente, entre os quais se incluem os três Centros de Histocompatibilidade.

Também pode fazer descarregar o formulário aqui.

No local de recolha, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue (12 ml) que posteriormente é analisada;
Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial: BMDW, Bone Marrow Donors Worlwide;

Em qualquer altura poderá ser contactado pelo CEDACE para teste adicionais, caso seja compatível com algum doente que necessite de transplante, em Portugal ou no estrangeiro;

Para actualização dos seus dados enquanto potencial dador de medula óssea (alteração de morada, contactos e ou outras informações que considere relevantes) por favor, contacte o 217504100 ou envie um email para cedace@ipst.min-saude.pt.

O que levar:
BI e Cartão de Utente ou Cartão de Cidadão. No caso dos cidadãos estrangeiros, deverão levar o Visto de Residência.

O que é feito:
Preenchimento de um questionário e caso reúna as condições necessárias para se tornar dador de medula óssea, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue.

Onde se Pode Tornar Dador se Medula Óssea - Brigadas Móveis:
Pode consultar aqui as brigadas móveis