Sociedade
Os Amigos do Arunca propõem caminhada pela margem do rio até Vermoil
Com sensibilização ambiental, observação de aves, apontamentos culturais e música acústica
No dia 11 de Maio, a partir das 14 horas, a associação ambientalista de Pombal Os Amigos do Arunca propõe uma caminhada pela margem do rio Arunca até Vermoil e várias acções de sensibilização ambiental, observação de aves, apontamentos culturais e música acústica para os participantes.
Pode inscrever-se clicando aqui
O evento, a que o JORNAL DE LEIRIA se alia, acontece no âmbito do movimento global #WalkingRivers, dinamizado pelo Centro Ibérico de Restauro Fluvial (CIREF).
As inscrições, que abrem no dia 15 de Abril, são gratuitas e os primeiros inscritos recebem uma t-shirt e uma assinatura online grátis do JORNAL DE LEIRIA.
"O #WalkingRivers não é apenas um dia, é um movimento para mostrar a magnificência dos nossos rios. Em 2023, mais de 100 cidadãos percorreram 30 quilómetros do rio Manzanares, em Madrid, durante um dia. Esta experiência inspirou-os a criar o movimento #WalkingRivers, um dia para convidar o mundo a caminhar ao longo do rio mais próximo e mostrar que os rios são fantásticos e que é possível caminhar ao longo deles", explica um comunicado da associação.
No caso do percurso em Pombal, a extensão da caminhada será de 7,5 quilómetros, com início no centro da cidade e conclusão na freguesia de Vermoil.
"Metade do percurso é feita em corredor lateral artificializado com passadiço e outra parte em área natural entre a vegetação ribeirinha com pequenas passagens pelo leito."
Os Amigos do Arunca desafiam os participantes a vestir de azul e explicam que o desafio passa por caminhar 10 mil passos à beira de um rio perto de si.
O percurso é de baixa dificuldade e pode ser feito por pessoas com mobilidade reduzida.
Mais informações aqui