Sociedade

Os sons da antiga adega dão vida à comida típica

20 abr 2018 00:00

Vinha d'Alhos, em Valado de Frades, com uma oferta inspirada na gastronomia tradicional.

os-sons-da-antiga-adega-dao-vida-a-comida-tipica-8527

As bochechas de porco preto com castanhas salteadas (12 euros), o arroz de entrecosto (12 euros) e a açorda de camarão (12 euros) encabeçam a lista de mais procurados no restaurante Vinha d'Alhos, a funcionar há menos de ano e meio em Valado de Frades, com uma oferta inspirada na gastronomia tradicional portuguesa.

Nelson Pereira – que comanda a cozinha – e Eugénio Viola cruzaram-se nos órgãos sociais da Biblioteca de Instrução e Recreio de Valado de Frades, colectividade famosa pelos sons do festival de jazz que organiza há 21 anos – e foi atrás do balcão, na cozinha das tasquinhas, a alimentar noites inteiras de conversa, que as palavras começaram a moldar a ideia de construir um restaurante em parceria.

O sonho de transformar um hobbie num projecto para levar a sério veio a ganhar forma numa antiga adega desactivada, na Rua Professor Arlindo Varela, um edifício do início do século passado, que se encontrava praticamente em ruína, entretanto transformado num espaço com ambiente rústico, mas luminoso, entre o antigo e o contemporâneo.

Disponível apenas por encomenda, o galo com couves (25 euros, para duas pessoas), em cataplana, com batata cozida, cenoura e enchidos, é o mais genuíno representante da cozinha regional.

Mas a ementa do Vinha d'Alhos viaja por todo o País. Dos mais populares, o cabrito cachafrito (15 euros), um prato alentejano, que vai à mesa com batata a murro e migas de

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ