Sociedade

Papa Francisco: "Passar o tempo a culpar os outros é perder tempo"

29 ago 2021 13:21

“Se olharmos dentro de nós, encontraremos quase tudo o que detestamos fora"

papa-francisco-passar-o-tempo-a-culpar-os-outros-e-perder-tempo
Papa Francisco
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

“Passar o tempo  culpar os outros é perder tempo. Torna-te aborrecido, azedo e manténs Deus fora do teu coração”, disse o Papa na oração mariana do ângelus, este domingo.

No encontro com os peregrinos presentes na Praça de São Pedro e quantos acompanhavam o Papa pelos meios de comunicação, Francisco disse que cada um tem de se libertar de estar sempre a “culpar os outros”, como as crianças “que sempre dizem ‘não fui eu, foi o outro’”. 

Segundo a Agência Ecclesia, o Papa desafiou a “não desperdiçar o tempo a contaminar o mundo com reclamações”, lembrando que “isso não é cristão”, e convidou cada um e cada uma a “olhar a vida e o mundo” a partir do seu coração.

“Se olharmos dentro de nós, encontraremos quase tudo o que detestamos fora. E se com sinceridade pedirmos a Deus para purificar o coração, aí sim, começaremos a tornar o mundo mais limpo”, disse.

“Há um modo infalível para vencer o mal: começar a derrotá-lo dentro de nós”, afirmou. Francisco sugeriu a cada pessoa para fazer o exercício de “acusar-se a si mesmo”, garantindo que “faz bem”, quando se consegue fazê-lo.

“Com frequência pensamos que o mal vem sobretudo de fora: dos comportamentos dos outros, de quem pensa mal de nós, da sociedade”, acrescentou. Francisco alertou para o engano de pensar que tudo o que acontece seja culpa dos outros, da sociedade, “de quem governa, do azar e assim por adiante”. “Parece que os problemas vêm sempre de fora. E passamos o tempo a repartir as culpas”, acrescentou.

O Papa afirmou que “não se pode ser verdadeiramente religioso na lamentação” e que “a ira, o ressentimento, a tristeza fecham as portas a Deus”.