Viver
Paulo Sellmayer expõe no Museu do Design de Lisboa
O designer já recebeu dois galardões pelo seu trabalho

O designer Paulo Sellmayer, residente no distrito de Leiria, doou, em Junho, várias peças da sua autoria ao acervo do MuDe – Museu de Design, em Lisboa.
Desses artigos, um deles, intitulado Spore Vase, criado em 2011, foi integrado na exposição permanente do museu – “Para que servem coisas?”.
Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, o designer referiu que, para criar a Spore, inspirou-se no design especulativo e, para as restantes, procurou explorar a relação entre o design e a manufactura.
A Spore foi concebida de forma que se permita ver os esporos de fungos, invisíveis a olho nu, que circulam no ar.
Paulo Sellmayer formou-se em Design Industrial na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) do Politécnico de Leiria e a Spore nasceu no âmbito de um período de Erasmus na Free University of Bozen-Bolzano, em Itália.
É um dos fundadores da marca Vicara e já teve as suas obras expostas em São Paulo (Brasil), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Rhode Island (EUA), Paris (França), Madrid (Espanha) e Lisboa.
Já trabalhou com o Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa, a Sumol + Compal, a Amorim Cork Solutions, a Fundação Oriente, entre outros.
E recebeu o galardão ValorPneu e o Prémio Global Design, em 2014 e 2023, respectivamente.
A exposição do MuDe integra outras peças, produzidas pela Vicara, da autoria de conhecidos designers portugueses tais como Eneida Tavares, Vítor Agostinho e Samuel Reis.