Sociedade

Pesar pela morte do presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota

13 mar 2023 10:08

Alexandre Patrício Gouveia faleceu, este domingo, aos 70 anos. Presidente da República e ministro da Cultura destacam o seu papel na defesa e divulgação da História de Portugal através da Fundação.

pesar-pela-morte-do-presidente-da-fundacao-batalha-de-aljubarrota
Alexandre Patrício Gouveia presidia à Fundação Batalha de Aljubarrota
DR

Presidente e fundador da Fundação Batalha de Aljubarrota (FBA), Alexandre Patrício Gouveia faleceu, este domingo, aos 70 anos, vítima de doença prolongada. O funeral realiza-se, amanhã, terça-feira, em Lisboa.

Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte do gestor e presidente da FBA. "Alexandre Patrício Gouveia transformou em causa da sua vida a identidade histórica e cultural de Portugal", escreve o chefe de Estado, destacando o seu papel como "inspirador e presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota, que, para além do centro interpretativo da batalha, tem desenvolvido relevantes atividades culturais e educativas".

Na sua nota de pesar, o ministro da Cultura elogia também o trabalho de Alexandre Patrício Gouveia como presidente da FBA. Numa mensagem publicada na sua conta no twitter, citada pela agência Lusa, Pedro Adão e Silva, diz que o gestor teve um papel importante na classificação dos campos de batalha e na preservação e divulgação do património cultural associado a estes espaços”.

“Grande dinamizador do Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota, Alexandre Patrício Gouveia foi sempre um defensor abnegado da divulgação da História de Portugal", escreve o ministro.

Também o Conselho de Curadores da FBA manifesta o seu “profundo pesar” pelo falecimento do presidente do Conselho de Administração da Fundação. Num comunicado citado pelo Diário de Notícias, assinado por Daniel Proença de Carvalho, Jaime Nogueira Pinto, Manuel Braga da Cruz e Manuel Pinto Barbosa, é sublinhado que Alexandre Patrício Gouveia “dedicou os últimos 20 anos da sua vida na recuperação e divulgação dos principais campos de batalha associados à Guerra da Independência (1383 a 1432) e à Guerra da Restauração (1640 a 1668), e em especial o campo da Batalha de Aljubarrota”.

Esse trabalho proporcionou “aos portugueses, aos turistas que nos visitam e aos investigadores da nossa história, o melhor conhecimento dos acontecimentos históricos que cimentaram a independência de Portugal”, acrescenta o Conselho de Curadores da FBA.

Gestor e político Alexandre Patrício Gouveia era, além de presidente da FBA, administrador em Portugal do El Corte Inglês. Nascido em 1952, foi, nos anos 1980, adjunto para os assuntos económicos, no gabinete do então primeiro-ministro, Francisco Pinto Balsemão (1981-1983), e adjunto do ministro do Comércio, Álvaro Barreto (1983-1984).