Sociedade

Pinhal do Rei, em Ourém, está ser cortado e parte terá parque solar

10 mar 2023 17:00

Fundação Casa de Bragança justifica abate já concretizado de cerca de 62 hectares de floresta com problemas fitossanitários. Associação Quercus alega que parte dos problemas deve-se a "más práticas" de gestão florestal.

pinhal-do-rei-em-ourem-esta-ser-cortado-e-parte-tera-parque-solar
Pinhal será cortado em duas fases. A primeira (ao centro da foto) já avançou
DR
Maria Anabela Silva

O Pinhal do Rei, que em tempos pertenceu à Casa Real e que envolve o Castelo de Ourém, está a ser cortado. Um primeiro corte, já concretizado, envolveu o abate de cerca de 62 hectares de mata, maioritariamente constituída por pinheiro-bravo. Em relação à restante área, superior a 60 hectares, a Fundação Casa de Bragança (FCB), proprietária do pinhal, promete "tudo fazer para preservar o mais possível". Em causa está, segundo a orgnização, um corte sanitário, devido à doença da murchidão do pinheiro, transmitida pelo nemátodo da madeira.

O argumento não convence a associação Quercus, que contesta o corte total e que defende que era possível resolver o problema com desbastes selectivos. A organização ambientalista alega ainda que os problemas fitossanitários se devem também a “más práticas” de gestão florestal e receia que o corte abra caminho à transformação da área numa “mega-zona de painéis fotovoltaicos”, havendo já projecto para a instalação de uma unidade que ocupará cerca de 15 hectares.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ