Sociedade

Piscinas da Batalha encerram a 15 de Abril para obras de eficiência energética

3 abr 2024 09:00

Esta será a "mais profunda e abrangente" intervenção no equipamento em quase 30 anos de funcionamento

piscinas-da-batalha-encerram-a-15-de-abril-para-obras-de-eficiencia-energetica
Utilizadores vão ficar sem acesso à piscina durante cinco meses
Jornal de Leiria/Arquivo

As obras de requalificação nas Piscinas Municipais da Batalha arrancam a 15 de Abril e o equipamento vai encerrar portas durante cinco meses.

Em comunicado de imprensa, a autarquia adianta que os trabalhos “incluem a total reformulação da central térmica e o fornecimento de uma caldeira de condensação para águas quentes sanitárias, a instalação de ventilação nos balneários e áreas adjacentes, e a substituição parcial dos vãos envidraçados”.

Serão também instalados painéis fotovoltaicos na cobertura do edifício e o sistema de filtragem e tratamento de água será substituído.

“Também está planeada a implementação de um sistema de gestão integrada centralizada que controlará todos os equipamentos e a reformulação da rede de gás”, acrescenta o município.

A Câmara Municipal da Batalha assume que este é um projecto “ambicioso”, com as intervenções estimadas em 700 mil euros, acrescidos de IVA, que permitem “reduzir significativamente o consumo de energia primária, por meio da instalação de maquinaria e equipamentos mais eficientes”.

Citado na nota de imprensa, o presidente do município, Raul Castro, afirma que o encerramento das piscinas figura “um sacrifício” para todos os utilizadores. “É um sacrifício que todos estamos a fazer. Os utilizadores ficarão sem acesso às piscinas durante cinco meses, mas é imprescindível para o bem de todos”, sublinhou o autarca.

As Piscinas Municipais da Batalha foram inauguradas em Outubro de 1995 e, actualmente, contam com mais de 1.400 utilizadores mensais, adianta a autarquia.

Esta será “a mais profunda e abrangente intervenção dos seus quase 30 anos de funcionamento”.