Sociedade

Piscinas da Batalha vão reduzir consumo e auto-produzir energia

12 set 2022 12:50

Obras têm um valor estimado de 700 mil euros, mais IVA

piscinas-da-batalha-vao-reduzir-consumo-e-auto-produzir-energia
Trabalhos terão a duração de 15 dias e não implicam o encerramento do equipamento
Richard R. Schunemann@Unsplash

As Piscinas Municipais da Batalha vão receber obras de valor estimado de 700 mil euros, acrescido de IVA, cujo objectivo passa pela redução "significativa" do consumo de energia.

Em nota, a autarquia revela que tal será obtido através da "instalação de maquinaria e equipamentos mais eficientes, apostando na produção de energia renovável".

O mesmo documento revela que esta é a mais profunda intervenção no equipamento, desde que foi construído há 30 anos, e que os trabalhos incluem a reformulação da central térmica e o fornecimento de caldeira de condensação para águas quentes sanitárias, a instalação de ventilação dos balneários e zonas adjacentes e a substituição parcial dos vãos envidraçados".

Serão ainda instalados na painéis fotovoltaicos na cobertura do edifício capazes de atingir 101500 Wp (Watt-pico), oque leva o município a apontar esta vantagem na auto-produção eléctrica.

O sistema de filtragem e de tratamento de água, a implementação de um sistema de gestão integrada centralizada que comandará todos os equipamentos e a reformulação da rede de gás, serão igualmente intervencionados.

As intervenções contam com um prazo de 150 dias e não implicarão o encerramento das piscinas.

O Município fez uma candidatura a fundos comunitários com o intuito de beneficiar de um incentivo a fundo perdido de 85% face ao investimento a realizar.