Sociedade

Plátano danificado em acto de vandalismo no 'parque do avião', vai ser abatido na segunda-feira

12 ago 2021 12:37

Base da árvore “foi queimada”, abrindo uma cavidade de “grandes dimensões”, explica a Câmara de Leiria.

platano-danificado-em-acto-de-vandalismo-no-parque-do-aviao-vai-ser-abatido-na-segunda-feira
Base da árvore foi queimada, abrindo uma brecha no tronco
CML

Após a sua base ter sido incendiada e queimada, no decurso de um acto de vandalismo, um plátano de grande porte existente no Parque Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca ('Parque do Avião'), em Leiria, vai ser abatido no dia 16, às 9 horas, numa operação que poderá obrigar ao condicionalismo do trânsito na Rua Comissão da Iniciativa até às 18 horas.

Numa nota de imprensa, a câmara explica que esta árvore será substituída por uma tília.

A base do plátano, segundo a autarquia, “foi queimada”, abrindo uma cavidade de “grandes dimensões, precisamente onde se verifica a sua maior fragilidade”.

Segundo aquela nota, o plátano em causa já estava a ser monitorizado, por apresentar “uma lesão” na base do tronco, “no sentido de assegurar condições para a sua subsistência”.

A situação agravou-se na sequência desse episódio de vandalismo, que deixou a árvore “em risco de queda”, o que obrigará ao seu abate por representar “uma ameaça para a segurança de pessoas e bens”, assegura a autarquia.

“Não resta outra alternativa ao município que não seja proceder à sua remoção, uma vez que a sustentabilidade do exemplar não se encontra garantida, existindo o risco de queda”, refere aquela nota de imprensa.