Sociedade

 Politécnico de Leiria investe cinco milhões para eficiência energética dos 'campi'

10 jun 2023 14:00

Redução anual no consumo de energia primária nos edifícios, redução das emissões será "significativa"

politecnico-de-leiria-investe-cinco-milhoes-para-eficiencia-energetica-dos-campi
IPL aguarda ainda a análise de outra candidatura para campus da Caldas da Rainha
Fotografia: Ricardo Graça/Arquivo

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai investir cerca de cinco milhões de euros para eficiência energética em edifícios dos seus campi.

Segundo uma nota do estabelecimento de ensino superior, as intervenções serão direccionadas para o edifício do HUB em Saúde no Campus 5, o edifício D da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e o edifício da Biblioteca José Saramago, no Campus 2, em Leiria, e o edifíco da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), no Campus 4, em Peniche, após a aprovação de três candidaturas submetidas ao Fundo Ambiental do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do investimento à “Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central”, orçamentadas em 5.160.306,00 euros, com um financiamento europeu de 95%.

No prazo máximo de dois anos, será concluída a substituição da iluminação tradicional por LED, dos sistemas de aquecimento, da ventilação e do ar condicionado (AVAC), além de serem instalados sistemas fotovoltaicos para a produção de energia para autoconsumo.

Entre a comunidade escolar serão realizadas campanhas de sensibilização e sistemas de gestão e monitorização de energia. 

Estima-se que a redução anual no consumo de energia primária nos edifícios, redução das emissões de gases com efeito de estufa seja "significativa", tal como a redução anual do consumo de água nos edifícios públicos que deverá ser de 3.608,53 metros cúbicos por ano.

O IPL aguarda ainda a análise de outra candidatura para “a instalação de uma central fotovoltaica para uma unidade de autoconsumo colectivo, englobando todos os edifícios do Campus 3 (Escola Superior de Artes e Design) e as duas residências de estudantes de Caldas da Rainha”.