Sociedade

Pombal integra Rede de Autarquias para a Igualdade

12 mar 2023 09:49

Eliminação das desigualdades políticas, económicas, sociais e culturais ao nível da participação de mulheres e de homens na sociedade

pombal-integra-rede-de-autarquias-para-a-igualdade
Município de Pombal promove combate à violência de género
Tim-Mossholder@unsplash

A Rede de Autarquias para a Igualdade conta com mais um município. Na semana passada, o executivo autárquico de Pombal aprovou a adesão desta autarquia a este grupo de concelhos portugueses que se comprometem a promover a igualdade de género e a eliminação de todas as formas de discriminação.

A iniciativa teve origem no Pelouro de Igualdade, Cidadania e Participação para adoptarciativas para a elimin iniação das desigualdades políticas, económicas, sociais e culturais ao nível da participação de mulheres e de homens na vida local, revela a autarquia em nota.

O documento adianta ainda que a adesão resultante de um acordo a estabelecer com a Questão da Igualdade – Associação para a Inovação Social.

"A Rede de Autarquias para a Igualdade tem como objectivo, entre outros, sensibilizar e mobilizar as autarquias locais para a adopção de políticas de promoção de igualdade de género e de prevenção e combate à violência de género. Esta rede visa ainda promover a partilha de boas práticas entre os municípios, reforçando a cooperação e a solidariedade entre as entidades aderentes", refere a autarquia de Pombal.

O município aprovou, em Fevereiro de 2022, o Plano Local para a Igualdade e pertence à RIIVD – Rede Integrada de Intervenção na Violência Doméstica do Distrito de Leiria, tendo igualmente um Protocolo de Parceria do Gabinete de Apoio às Vítimas de Violência Quebrar o Silêncio, dinamizado pela APEPI.