Sociedade

População pode dar sugestões sobre reabilitação urbana da Golpilheira

1 jun 2020 16:14

Até 30 de Junho decorre o período de discussão pública dos projectos para a zona urbana da freguesia da Golpilheira, na Batalha

populacao-pode-dar-sugestoes-sobre-reabilitacao-urbana-da-golpilheira
Iniciativa está associada à reabilitação urbana
CMB

A população da Batalha pode pronunciar-se sobre propostas de reabilitação urbana da freguesia da Golpilheira, no concelho da Batalha.

Decorre até ao dia 30 de Junho, o período de discussão pública dos projectos submetidos ao concurso de arquitectura Mateus Fernandes, iniciativa instituída pela Câmara Municipal da Batalha em 2016, que tem como principal objectivo a promoção, a valorização e a salvaguarda do património arquitectónico e urbanístico do concelho, anunciou hoje a Autarquia.

Depois de o concurso ter versado sobre a Praça da Fonte, no Reguengo do Fetal, a presente edição do prémio distinguirá a melhor proposta para a requalificação do espaço público envolvente ao Centro Cívico da freguesia Golpilheira.

A opção do Município da Batalha em associar esta iniciativa de reabilitação urbana à freguesia da Golpilheira relaciona-se com a criação, em 2019, da Área de Reabilitação Urbana (ARU) e que concretiza uma estratégia de investimento a curto e médio prazo para toda a zona central desta localidade.

Refira-se que a ARU da Golpilheira visa contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente urbano da freguesia, incentivando as intervenções na recuperação e/ou requalificação do edificado, procurando promover a fixação da população, estimular as atividades económicas e beneficiar as condições de mobilidade, refere ainda a nota de imprensa.

“A Golpilheira é um lugar com forte tradição religiosa, onde as actividades recreativas, desportivas e culturais assumem um papel preponderante na vida da comunidade, pelo que a presente edição do concurso valorizará o espaço público e as principais actividades da freguesia”, adianta Paulo Batista Santos,presidente do Município.

Atendendo à importância dos projectos submetidos a concurso, toda a população será chamada a participar no período de discussão pública, estando as propostas disponíveis para consulta na Junta de Freguesia da Golpilheira e no Centro Recreativo.

Poderão ainda as propostas ser acedidas através do link https://forms.gle/TgAVPuf5Qw16mjQh9 estando ainda disponível um questionário online para preenchimento.