Sociedade

Porto de Mós ganha curso de técnico superior em recursos minerais

13 mai 2024 09:38

A nova oferta resulta de uma parceria entre o município e o Instituto Politécnico de Leiria e a expectativa é que o curso avance já no próximo ano lectivo

porto-de-mos-ganha-curso-de-tecnico-superior-em-recursos-minerais
Curso pretende dar resposta às necessidades no sector da pedra
Ricardo Graça/Arquivo

O concelho de Porto de Mós vai, a partir do próximo ano lectivo, dispor de oferta de formação de nível superior com a abertura de um TeSP (curso Técnico Superior Profissional) em gestão e tecnologias avançadas em recursos minerais.

A nova oferta resulta de uma parceria entre o município e o Instituto Politécnico de Leiria, formalizada através de um protocolo de colaboração aprovado na última reunião de câmara. “Vamos trazer a academia para junto do tecido empresarial, onde faz falta”, afirmou o presidente da autarquia Jorge Vala, revelando que as pré-inscrições já recebidas indicam que há condições para o curso avançar no próximo ano lectivo. “O número mínimo de alunos previsto é de 15, sendo que temos mais interessados”, avançou.

De acordo com o protocolo, o município irá ceder “gratuitamente” as instalações do Centro de Investigação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Recursos Minerais (edifício da antiga cantina escolar de Porto de Mós), assumindo ainda as despesas de manutenção das salas de formação e o transporte dos alunos, “sempre que necessário”, para os laboratórios da ESTG e outros espaços, como empresas. Já o Politécnico assume “a gestão académica e administrativa do curso”, que terá a duração de dois anos e que conta com estágio curricular.

Segundo Marco Lopes, vereador que tutela, entre outras, as áreas da Inovação, Empreendedorismo e Formação Profissional, este TeSP pretende “dar resposta, de forma inovadora, às necessidades no sector dos recursos minerais”, através da formação de técnicos ao nível, por exemplo, da operação de equipamentos especiais, do planeamento e execução de fabrico e do aperfeiçoamento e desenvolvimento do nível tecnológico da empresa.

O objectivo, frisa, é “potenciar novas formas de valorização dos recursos minerais em busca de soluções que garantam a sustentabilidade económica da actividade e, em simultâneo, princípios de preservação ambiental”.