Sociedade

Porto de Mós promove maior edição de sempre do Tok’andar para assinalar 20 anos de caminhadas

20 fev 2024 12:21

Ao longo do ano, os percursos vão levar os participantes a percorrer 264 quilómetros, prevendo a organização que possam atrair cerca de 3.250 pessoas nas várias caminhadas temáticas, algumas realizadas à noite.

porto-de-mos-promove-maior-edicao-de-sempre-do-tokandar-para-assinalar-20-anos-de-caminhadas
Este ano, haverá 26 caminhadas, mais cinco do que na última edição
CM Porto de Mós
Redacção/Agência Lusa

O circuito de caminhadas Tok’andar, que desde 2004 se realiza em Porto de Mós, assinala, este ano, duas décadas com a maior edição de sempre.

Ao todo, vão ser 26 caminhadas temáticas organizadas pelas associações locais e pelo município, cruzando as dez freguesias do concelho, dentro e fora do território do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

O circuito Tok’andar 2024 começa no dia 3 de Março, com a Rota dos Veados, na Cabeça Veada, e termina em 30 de Junho, com a Rota do Lena, na vila de Porto de Mós.

“Penso que no País não há nenhum concelho que tenha devidamente organizadas 26 caminhadas com esta dimensão”, salienta o presidente da câmara, Jorge Vala.

Em 2024, há um número recorde caminhadas no concelho: “É a maior edição de sempre. No ano passado, tivemos 21, este ano temos 26, saíram três, entram oito. Portanto, temos aqui um salto muito significativo que nos parece que vai resultar num grande, grande evento para o concelho de Porto de Mós”, sublinhou o autarca.

Ao longo do ano, os percursos vão levar os participantes a percorrer 264 quilómetros, prevendo a organização que possam atrair cerca de 3.250 pessoas nas várias caminhadas temáticas, algumas realizadas à noite.

A flora, a fauna ou as linhas de água, mas também o património construído e histórico, caso da Batalha de Aljubarrota, ou até a gastronomia, inspiram os percursos delineados pelas associações das freguesias de Porto de Mós.

“Vêm muitas pessoas dos centros urbanos da região e também de Lisboa. Pessoas que gostam de caminhar e que gostam de caminhar na serra, no território do Parque Natural, embora existam diversos percursos muito bons, muito agradáveis, também fora do território do Parque Natural”, acrescentou Jorge Vala.

Segundo dados do município, em duas décadas do circuito Tok’andar, mais de 1.500 quilómetros foram percorridos por cerca de 25 mil participantes, números que fazem deste “já um programa histórico de caminhadas”.

“Associado a isto vem uma responsabilidade. Não de continuar a crescer, porque estamos no limite, mas sobretudo a responsabilidade de continuar a fazer bem, a fazer melhor”, para que “o crescimento seja sobretudo em qualidade”, concluiu Jorge Vala.