Sociedade

Programa Vive Pombal apoia jovens no arrendamento de habitação própria

7 jul 2023 11:04

Subvenção mensal será atribuída por um ano, renovável por igual período, até ao máximo de três anos consecutivos

programa-vive-pombal-apoia-jovens-no-arrendamento-de-habitacao-propria
Residentes no concelho de Pombal enfrentam dificuldades no arrendamento de habitação
Fotografia: Ricardo Graça

O programa de apoio ao arrendamento jovem, Vive Pombal, criado pela Câmara de Pombal, vai apoiar cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos e igual ou inferior a 35 anos.

No caso de se tratar de um casal, um dos elementos pode ter até 37 anos.

Estas são algumas da regras que fazem parte do regulamento aprovado pela autarquia para apoiar o arrendamento de habitações para residência permanente, pela concessão de uma subvenção mensal pelo período de um ano, renovável por igual período, até ao máximo de três anos consecutivos.

Os jovens devem residir em imóvel arrendado ou pretender arrendar um imóvel para habitação própria permanente em todo o concelho de Pombal.

“Temos 150 mil euros já afectos no orçamento para a primeira fase do programa. Isto significa que o programa vai ter daqui a dois, três anos uma dotação superior a meio milhão de euros”, refere o presidente da autarquia, Pedro Pimpão (PSD).

Este programa, acredita, poderá, na sua fase inicial, beneficiar 50 jovens, “o que significa que, quando o programa já estiver na sua fase mais madura”, a autarquia vai “estar a apoiar cerca de 150 jovens, o que é um dado muito significativo”.